Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9190
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Andreza Rodrigues da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8993780937371486por
dc.contributor.advisor1ALMEIDA, Jadilson Ramos de-
dc.contributor.referee1LIMA, Anna Paula Avelar Brito-
dc.contributor.referee2ALMEIDA, Fernando Emílio Leite de-
dc.contributor.referee3VIANA, Kilma da Silva Lima-
dc.date.accessioned2023-07-06T12:25:17Z-
dc.date.issued2021-02-25-
dc.identifier.citationSILVA, Andreza Rodrigues da. Avaliação em matemática : o que licenciandos revelam ao avaliarem diferentes estratégias mobilizadas por estudantes da educação básica?. 2021. 140 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9190-
dc.description.resumoEsse trabalho de dissertação tem por objetivo analisar as características da avaliação reveladas pelos licenciandos em matemática, quando corrigem as estratégias de resolução de problemas de partilha mobilizadas por estudantes da Educação Básica. Para tanto, sistematizamos nossa pesquisa em duas etapas, primeiramente convidamos estudantes dos períodos finais da Licenciatura em Matemática de uma instituição pública Federal de Pernambuco para participar do estudo, sendo dois participantes, no total, que desenvolveram uma atividade de correção dos problemas de partilha junto a um questionário, elaborados a partir de protocolos gentilmente cedidos por Almeida (2016) e Oliveira e Câmara (2011). Na segunda etapa, buscamos por elementos capazes de dar um maior aporte às discussões e estruturamos um questionário pessoal para identificar as relações do licenciando para com a avaliação da aprendizagem matemática. Para o tratamento dos dados organizamos as análises a partir de um agrupamento de elementos por semelhança, as discussões são gestadas por meio dos autores que fundamentam nossas discussões teóricas (ZABALA, 1998; GUBA; LINCOLN, 2011; VIANA, 2014; FISCHER, 2015; SILVA, 2019; HOFFMANN, 2019). Nossos resultados apontam que os licenciandos revelam transitar entre concepções, gerações, funções e tipologias a respeito do que é avaliar. Além disso, apesar de um dos licenciandos relatar algumas dificuldades, demonstram compreender bem as sete estratégias de base utilizadas nessa pesquisa. Observamos que um dos licenciandos acolhe com mais frequência as formas de pensar próprias e o outro valoriza registros com notação algébrica. Notamos, também, dificuldades para expressar o que fazer com os resultados da avaliação e as proposições para possíveis ações didáticas estão voltadas ao entendimento de que o coletivo é o individual. Ao fim das discussões podemos afirmar que o principal objetivo da avaliação, de auxiliar na aprendizagem, ainda não se cumpre em sua totalidade.por
dc.description.abstractThis dissertation work aims to analyze the characteristics of the assessment revealed by undergraduates in Mathematics, when they correct the problem-solving strategies of sharing mobilized by students of Basic Education. Therefore, we systematized our research in two stages, firstly we invited students from the final periods of the Licentiate Degree in Mathematics from a Federal public institution in Pernambuco to participate in the study, with two participants in total, who developed an activity to correct sharing problems together. to a questionnaire, elaborated from protocols kindly provided by Almeida (2016) and Oliveira and Câmara (2011). In the second stage, we searched for elements capable of giving a greater contribution to the discussions and structured a personal questionnaire to identify the relationships between the licentiate and the assessment of mathematical learning. For the treatment of data, we organized the analyzes based on a grouping of elements by similarity, discussions are managed by the authors who support our theoretical discussions (ZABALA, 1998; GUBA; LINCOLN, 2011; VIANA, 2014; FISCHER, 2015; SILVA, 2019; HOFFMANN, 2019). Our results show that undergraduates reveal that they move between conceptions, generations, functions and typologies regarding what it means to evaluate. Furthermore, despite one of the undergraduates reporting some difficulties, they demonstrate a good understanding of the seven basic strategies used in this research. We observed that one of the undergraduates more frequently welcomes their own ways of thinking and the other values records with algebraic notation. We also noticed difficulties in expressing what to do with the evaluation results and the proposals for possible didactic actions are aimed at understanding that the collective is the individual. At the end of the discussions, we can state that the main objective of the assessment, to assist in learning, is still not fully achieved.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2023-07-06T12:25:17Z No. of bitstreams: 1 Andreza Rodrigues da Silva.pdf: 1841532 bytes, checksum: bcbe5e7291c7252da22c706d3ab8c640 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-06T12:25:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andreza Rodrigues da Silva.pdf: 1841532 bytes, checksum: bcbe5e7291c7252da22c706d3ab8c640 (MD5) Previous issue date: 2021-02-25eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação da aprendizagempor
dc.subjectProblemas de partilhapor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectLicenciatura em matemáticapor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAvaliação em matemática : o que licenciandos revelam ao avaliarem diferentes estratégias mobilizadas por estudantes da educação básica?por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andreza Rodrigues da Silva.pdfDocumento principal1,8 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.