Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9188
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Anderson Thiago Monteiro da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7941167564542975por
dc.contributor.advisor1NEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.advisor-co1FRANÇA, Suzane Bezerra de-
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Monica Lopes Folena-
dc.contributor.referee2CAVALCANTI NETO, Ana Lúcia Gomes-
dc.date.accessioned2023-07-06T11:40:20Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.citationSILVA, Anderson Thiago Monteiro da. A bioarte do Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand : um estudo sobre as contribuições para o ensino e aprendizagem nas ciências biológicas. 2022. 188 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9188-
dc.description.resumoArte e Ciência são campos do conhecimento e da produção humana que andam lado a lado ao decorrer do tempo, embora sejam vistos mais por suas diferenças, que pelas possibilidades de interações. Destarte, estabeleceu-se como objeto de estudo as relações interdisciplinares entre Arte e Biologia – configurando o termo BioArte, como fator promovedor de conhecimentos biológicos e artísticos. Nesse contexto, objetivou-se analisar as contribuições da BioArte para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia no Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand (IOCFB). Para tanto, foi conduzida pesquisa de campo que contou com dois processos centrais na construção dos dados. Sendo um referente à participação de atores sociais do Instituto, os quais submeteram-se a entrevistas; e, o processo de captação de imagens fotográficas para o levantamento de elementos da BioArte. No que tange ao processamento dos dados, as entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas e submetidas à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin. Enquanto as fotografias, foram submetidas à análise dos sentidos denotado e conotado à luz de Barthes. Em posse dos resultados, foi possível estabelecer que diversos elementos da BioArte estão inerentemente associados ao complexo do IOCFB, seja no aspecto territorial e histórico e, principalmente, nas obras artísticas dispostas no acervo. A natureza constitui motivo balizador da arte brennandiana, assim como estrutura um dos eixos curatoriais da instituição. Desse modo, diversos elementos da biologia estão associados ao complexo, seja as representações de formas que aludem ao mundo natural, como corpos humanos, animais, vegetais e as metáforas da vida que englobam, sobretudo, a sexualidade e o ovo – elemento-chave na arte de Francisco Brennand. O IOCFB constitui espaço de amplo valor social, histórico e educativo, não limitando- se aos conhecimentos típicos de ambiente artístico, mas sendo campo fértil para outras áreas. Desse modo, a BioArte está essencialmente imbricada no legado de Brennand e constitui elemento susceptível ao ensino e aprendizagem de conteúdos das ciências biológicas. Por fim, espera-se, a partir deste estudo, fomentar discussões acerca da educação científica em Espaços Não Formais de Ensino e Aprendizagem que não são essencialmente do âmbito científico.por
dc.description.abstractArt and Science are fields of knowledge and human production that go hand in hand over time, although they are seen more for their differences than for the possibilities of interactions. Thus, the interdisciplinary relationship between Art and Biology was established as an object of study – configuring the term BioArt, as a factor that promotes biological and artistic knowledge. In this context, the objective was to analyze the contributions of BioArte to the teaching and learning process of Science and Biology at Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand (IOCFB). To this end, field research was conducted that included two central processes in the construction of the data. One referring to the participation of the Institute's social actors, who underwent interviews; and, the process of capturing photographic images to survey elements of BioArte. Regarding data processing, the interviews were recorded and later transcribed and submitted to Content Analysis from Bardin's perspective. While the photographs were submitted to the analysis of the senses denoted and connoted in the light of Barthes. In possession of the results, it was possible to establish that several elements of BioArte are inherently associated with the IOCFB complex, whether in the territorial and historical aspect and, mainly, in the artistic works displayed in the collection. Nature is a guiding motif of Brennan's art, as well as structuring one of the institution's curatorial axes. In this way, several elements of biology are associated with the complex, whether the representations of forms that allude to the natural world, such as human, animal, vegetable bodies and the metaphors of life that encompass, above all, sexuality and the egg – a key element in art by Francisco Brennand. The IOCFB constitutes a space of wide social, historical and educational value, not limited to the typical knowledge of the artistic environment, but being a fertile field for other areas. In this way, BioArte is essentially imbricated in Brennand's legacy and constitutes an element susceptible to the teaching and learning of biological science contents. Therefore, it is expected, from this study, to foster discussions about scientific education in Non-Formal Teaching and Learning Spaces that are not essentially of the scientific scope.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2023-07-06T11:40:20Z No. of bitstreams: 1 Anderson Thiago Monteiro da Silva.pdf: 14300625 bytes, checksum: 1186cd850134edc1665d1a6c42cf8eb4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-06T11:40:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Anderson Thiago Monteiro da Silva.pdf: 14300625 bytes, checksum: 1186cd850134edc1665d1a6c42cf8eb4 (MD5) Previous issue date: 2022-07-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBioartepor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA bioarte do Instituto Oficina Cerâmica Francisco Brennand : um estudo sobre as contribuições para o ensino e aprendizagem nas ciências biológicaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anderson Thiago Monteiro da Silva.pdfDocumento principal13,97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.