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Tipo do documento: Dissertação
Título: Perspectivas de futuro de adolescentes participantes de um projeto social: compreendendo os sentidos das amizades
Autor: SILVA, Thialy Thais da 
Primeiro orientador: PERES, Flávia Mendes de Andrade e
Primeiro membro da banca: MENEZES, Jaileila de Araújo
Segundo membro da banca: FERREIRA, Hugo Monteiro
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo compreender como adolescentes, participantes de um projeto social da periferia do Recife-PE, produzem sentido para as amizades em suas perspectivas de futuro. Para isso, é realizada uma problematização entre os termos adolescência e juventude para além dos fatores etários, em que se pode abordar os dilemas da sociedade pós-moderna, através dos conceitos de modernidade líquida, exposto por Bauman (2015), e o conceito de tribos, de Maffesoli (1998). Parte-se também de uma abordagem histórico-cultural em psicologia e educação, que concebe o desenvolvimento humano como constituído linguisticamente, nas interações sociais. Desse modo, foi realizado um levantamento bibliográfico de estudos recentes sobre amizade, perspectivas de futuro e projetos sociais, relacionados à juventude e adolescência, para reflexões sobre a dinâmica dos afetos entre esses sujeitos. Trata-se de uma pesquisa eminentemente qualitativa, com características da etnografia virtual, que se deu através da realização de um grupo focal on-line, realizado com cinco adolescentes de um projeto social situado na periferia da cidade do Recife-PE. Através da análise dialógica do discurso, fundamentada no círculo de Bakhtin, foi possível verificar as relações de alteridade, por meio de categorias discursivas que evidenciam as vozes sociais nos enunciados. Os resultados desta pesquisa apontam para uma conexão entre aspectos das relações de amizade com as perspectivas de futuro dos adolescentes, perpassados por relações dialógicas de incertezas, inseguranças e desesperanças. Também foi possível identificar um movimento instável nas relações de amizade, assim como de imediatez em relação ao futuro. Apesar disso, a relação com o mundo passa fortemente pela alteridade, sendo que amigos e pessoas significativas do grupo social ao qual pertencem, como educadores do projeto social, favorecem relações dialógicas com perspectivas de mais confiança em relação ao futuro.
Abstract: This research aimed to understand how adolescents, participants of a social project in the outskirts of Recife-PE, produce meaning for friendships in their future perspectives. To this end, a problematization is made between the terms adolescence and youth beyond the age factors, in which the dilemmas of postmodern society can be addressed, through the concepts of "liquid modernity", exposed by Bauman (2015), and the concept of "tribes", by Maffesoli (1998). It is also based on a cultural-historical approach in psychology and education, which conceives human development as linguistically constituted in social interactions. In this way, a bibliographical survey of recent studies on friendship, future perspectives, and social projects, related to youth and adolescence, was carried out in order to reflect on the dynamics of affections among these subjects. This is an eminently qualitative research, with characteristics of virtual ethnography, which occurred through the realization of an online focus group, conducted with five adolescents from a social project located in the outskirts of the city of Recife-PE. Through dialogic discourse analysis, based on Bakhtin's circle, it was possible to verify the relations of alterity, through discursive categories that show the social voices in the statements. The results of this research point to a connection between aspects of friendship relations with the future perspectives of adolescents, permeated by dialogical relations of uncertainty, insecurity, and hopelessness. It was also possible to identify an unstable movement in friendship relations, as well as immediacy regarding the future. Despite this, the relationship with the world is strongly influenced by otherness, and friends and significant people from the social group to which they belong, such as educators from the social project, favor dialogical relationships with prospects of more confidence in relation to the future.
Palavras-chave: Adolescência
Juventude
Amizade em adolescentes
Dialogismo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: SILVA, Thialy Thais da. Perspectivas de futuro de adolescentes participantes de um projeto social: compreendendo os sentidos das amizades. 2022. 129 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9052
Data de defesa: 1-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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