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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9039
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A educação psicomotora como caminho para crianças com desenvolvimento típico e atípico: conhecimentos e práticas de professores na educação infantil |
Título(s) alternativo(s): | Psychomotor education as a pathway for children with typical and atypical development: Knowledge and practices of teachers in early childhood education |
Autor: | SILVA, Mayara Sequeira da |
Primeiro orientador: | SILVA, Emmanuelle Christine Chaves da |
Primeiro membro da banca: | LORENZINI, Ana Rita |
Segundo membro da banca: | LYRA, Pompéia Villachan |
Resumo: | A presente dissertação buscou investigar quais são os conhecimentos que professores e professoras da Educação infantil têm sobre a Educação psicomotora e de que maneira eles incluem tais conhecimentos na sua prática pedagógica no trabalho com crianças que possuem desenvolvimento típico e atípico. Baseada nos estudos que tratam da importância da educação psicomotora no desenvolvimento psicomotor das crianças, teve como objetivo geral: analisar se, e como os(as) professores(as) da Educação Infantil (de sala de aula e as professoras que atuam no Atendimento Educacional Especializado - AEE) têm utilizado a Educação Psicomotora como ferramenta que contribui na ascensão de crianças com desenvolvimento típico e atípico (neste trabalho consideradas as crianças com TEA). Como objetivos específicos, pretendemos analisar os conhecimentos que professores(as) da educação infantil possuem sobre as contribuições da Educação psicomotora para crianças com desenvolvimento típico e atípico. Buscou-se também investigar se tais profissionais incluem na sua prática docente os conhecimentos da educação psicomotora no trabalho com crianças com desenvolvimento típico e atípico. Como terceiro objetivo específico, procuramos identificar se os professores(a) (de sala de aula) e/ou AEEs incluem nas atividades direcionadas às crianças com TEA atividades que promovam o desenvolvimento psicomotor. E por fim, tivemos ainda como objetivo identificar as possíveis atividades que promovam o desenvolvimento psicomotor que professores (de sala de aula) e/ou AEEs utilizam no trabalho pedagógico e de inclusão de crianças com TEA. Este estudo utilizou como ferramenta para coleta dos dados, questionários semiestruturados, realizados de maneira online com quarenta professores e professoras da educação infantil. Neste sentido, foi possível observar que a psicomotricidade, ainda que conhecida pela maioria dos professores(as) da educação infantil, não é utilizada de maneira explícita e planejada pelos professores da educação infantil, mostrando as lacunas existentes na formação inicial e continuada dos professores(as) licenciados(as). Assim como também as incertezas e dúvidas trazidas pelos professores(as) acerca da prática da educação psicomotora e sua contribuição nas salas de aulas, sobretudo para as crianças com TEA, demonstram as falhas que envolve a construção da grade curricular responsável pela formação dos cursos superiores, evidenciando a necessidade de um olhar mais amplo acerca desta temática, inclusive sobre inclusão. Desse modo, entendemos como essencial que a educação sobre a psicomotricidade, possa fundamentar intervenções específicas que contemplam a temática da educação psicomotora na escola, através de uma perspectiva crítica, que considere o homem em seus aspectos cognitivos, afetivos e orgânicos. |
Abstract: | The present dissertation sought to investigate what are the knowledge that early childhood education teachers have about psychomotor education and how they include such knowledge in their pedagogical practice in working with children who have typical and atypical development. Based on studies that deal with the importance of psychomotor education in the psychomotor development of children, the general objective was: to analyze if, and how, teachers of Early Childhood Education (classroom and teachers who work in the Educational Service Specialized - ESS) have used Psychomotor Education as a tool that contributes to the rise of children with typical and atypical development (in this work, children with ASD are considered). As specific objectives, we intend to analyze the knowledge that early childhood education teachers have about the contributions of psychomotor education for children with typical and atypical development. We also sought to investigate whether these professionals include in their teaching practice the knowledge of psychomotor education in working with children with typical and atypical development. As a third specific objective, we sought to identify whether (classroom) teachers and/or ESS include activities aimed at children with ASD in activities that promote psychomotor development. Finally, we also aimed to identify the possible activities that promote the psychomotor development that teachers (classroom) and/or ESS use in the pedagogical work and inclusion of children with ASD. This study used as a tool for data collection, semi-structured questionnaires, carried out online with forty teachers of early childhood education. In this sense, it was possible to observe that psychomotricity, although known by most early childhood education teachers, is not used in an explicit and planned way by them, showing the gaps in the initial and continuing training of licensed teachers. As well as the uncertainties and doubts brought by teachers about the practice of psychomotor education and its contribution in classrooms, especially for children with ASD, demonstrate the flaws involved in the construction of the curriculum responsible for the formation of higher education courses. , highlighting the need for a broader view of this theme, including inclusion. Thus, we understand as essential that education on psychomotricity can support specific interventions that address the issue of psychomotor education at school, through a critical perspective, which considers man in his cognitive, affective and organic aspects. |
Palavras-chave: | Educação infantil Educação psicomotora Prática pedagógica Transtorno do Espectro Autista |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | UFRPE - FUNDAJ |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades |
Citação: | SILVA, Mayara Sequeira da. A educação psicomotora como caminho para crianças com desenvolvimento típico e atípico: conhecimentos e práticas de professores na educação infantil. 2022. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9039 |
Data de defesa: | 29-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Culturas e Identidades |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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