PPG em Ensino de Física (MNPEF) : [31] Visualizar estatísticas
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Como fazer animações no Powerpoint para o estudo da Física do Ensino Médio
Vivemos na era da tecnologia. O que outrora víamos apenas em filmes de ficção, hoje já faz parte de nosso cotidiano. Celulares, smartphones, tablets e notebooks tornaram-se indispensáveis em quase todas as atividades profissionais, e essa realidade não é diferente no ambiente escolar. Agregado à necessidade do uso desses aparelhos, temos ainda alunos com diferentes estilos de aprendizagem. Como o objetivo de qualquer professor é promover no aluno uma aprendizagem de qualidade, é fundamental q...
Unidades de Ensino Potencialmente Significativas para a aprendizagem do efeito fotoelétrico
O presente trabalho consiste na utilização das Unidades de Ensino Potencialmente significativas (UEPS), que se baseiam na Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, para o ensino do efeito fotoelétrico. Sua aplicação se deu em uma escola da rede privada em alunos do 3º ano do Ensino Médio que participaram de forma ativa, orientados pelo professor que mediou cada passo da UEPS. O projeto foi realizado em oito aulas sequenciais e seus resultados foram analisados em cada etapa. Seu êxito m...
Utilização da energia fotovoltaica no ensino de Física
Neste trabalho estudamos a utilização da energia fotovoltaica no ensino de Física, objetivando a criação de uma sequência didática, com aulas teóricas e práticas, que permitam ao docente de física ensinar de forma inovadora, conceitos da tecnologia de energia solar fotovoltaica em sala de aula. Com isso, é possível proporcionar ao aluno um conhecimento básico que o direcione para esse mercado que tende a crescer com o avanço do setor elétrico. O presente trabalho tem como base de referência a...
Gamificação no ensino da Física: o uso de jogos eletrônicos no processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica
Atualmente, e especialmente no período após a pandemia da COVID-19, o ensino da Física encontra grandes dificuldades relacionadas às práticas modernas de nossa vida social e cultural. A prática docente no ensino de Física já possui uma dificuldade intrínseca, dada a natureza dos conceitos abordados e as competências exigidas dos estudantes para aprendê-los, mas nas últimas décadas, além dessas, surgiu um novo desafio, a cultura digital. Competir com jogos, vídeos, redes sociais e demais aplic...
Confecção de lentes esféricas por intermédio de uma cortadora CNC laser: uma aplicação de metodologia ativa para o estudo da óptica geométrica no Ensino Médio
Esta pesquisa surgiu da necessidade que sentimos, ao longo de mais de duas décadas de atuação na linha de frente da educação, ministrando aulas de Física a estudantes de diferentes faixas etárias, de diferentes níveis cognitivos e sociais, de haver um caráter mais experimental na realização dessas aulas. Com isso, o objetivo desse produto educacional é oferecer uma ferramenta aos docentes da área de Física, a fim de que os mesmos possam aproveitar os avanços tecnológicos que a cada dia mais s...
Uso das figuras de Chladni no ensino de Física
Este trabalho apresenta um estudo sobre a utilização dos padrões ressonantes de Chladni no ensino de Física para estudantes do 9o ano do ensino fundamental. Desenvolvemos uma sequência didática com o tema geral Acústica com uma turma de estudantes de uma escola pública do ensino fundamental, a qual teve contato com os conteúdos de física pela primeira vez. Alguns conceitos da Teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel foram aplicados nesta sequência didática, objetivando sondar o n...
Unidade de Ensino Potencialmente Significativa: aprendizagem dos conceitos de entropia e segunda lei da termodinâmica
Esta proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) visa contribuir para a ocorrência de aprendizagem significativa no Ensino de Física, porque neste enfoque os conceitos são abordados de maneira progressiva em nível de complexidade, a avaliação é feita durante toda a implementação e não somente ao final do processo de ensino/aprendizagem, com estratégias que estimulam a criatividade do aluno, relacionando os conceitos com assuntos presentes no cotidiano do aluno. Lembrando...
Sequência didática investigativa baseada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov para a determinação experimental da velocidade do som no ar
A pesquisa em ensino de Física tem apontado fortemente para a importância do uso do experimento numa perspectiva investigativa e problematizadora, como ferramenta na formação de cidadãos cientificamente alfabetizados. Tais atividades, dentre outras, podem assumir diferentes papéis em situações de ensino, possibilitando, além da aprendizagem significativa, o protagonismo do estudante, a tomada de decisão, a análise reflexiva e a construção de conclusões. Alinhados com esta perspectiva emancipa...
Aquisição de dados com Arduino e smartphone: experimento do pêndulo simples
Esta dissertação tem como objetivo apresentar um guia básico que permita o desenvolvimento de projetos em que um smartphone Android é usado para comunicar-se via bluetooth com uma placa robótica Arduino e assim controlar tanto o acionamento de dispositivos elétricos como também a aquisição de dados em experimentos físicos. Assim, primeiro é desenvolvida uma sequência de estudo do hardware e software mínimos necessários. E por último é apresentado um roteiro de atividade experimental para obte...
Ensino de Astronomia usando um jogo de trilha para o estudo da evolução estelar no Ensino Médio
Nessa dissertação é abordado o ensino de Astronomia destacando o ciclo de vida de uma estrela. Para isso foi feita uma introdução ao estudo de temas como nebulosa, sistema solar e estrela. É apresentada a importância de inserir e escolher os materiais potencialmente significativos, onde o seu uso favorece o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem nas atividades de ensino. O referencial teórico nas atividades pedagógicas foi baseado na aprendizagem significativa de David Ausubel. É ...
O uso de lançamentos de foguetes para aulas de mecânica no Ensino Médio
Com o intuito de gerar estímulo e interesse no aprendizado prático atrelando à teoria na disciplina de Física e também de amenizar as dificuldades dos alunos tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas que contribuam em sua formação, onde o mesmo tenha ideias críticas e construtivas, possibilitando assim a levá-los a um mundo com maior avanço tecnológico em toda a sociedade científica. Assim, a presente pesquisa foi realizada numa escola particular com alunos da 1º ano do Ensino Médio, no ba...
Unidade de ensino potencialmente significativa para o estudo físico e musical da vibração de barras homogêneas por meio da análise experimental da kalimba
A presente dissertação materializa um percurso de ensino e pesquisa, baseado na aprendizagem significativa e nas unidades de ensino potencialmente significativas, o qual consistiu no desenvolvimento e aplicação de um produto educacional que se utilizou de um pequeno instrumento musical, a kalimba, da família dos lamelofones, voltado ao estudo físico e musical da vibração de barras homogêneas, fixas em uma de suas extremidades. Neste percurso, os alunos puderam manipular o instrumento, refleti...
Sequência de ensino por investigação significativa no estudo das relações entre física e música em atividades experimentais envolvendo o oscilador de Melde
O presente trabalho resulta das inquietações nascidas na práxis pedagógica no ensino médio e consiste numa Sequência de Ensino por Investigação (SEI) significativa no estudo das cordas oscilantes fixas de instrumentos musicais, notadamente o violão. Tal produto oferece uma nova „roupagem‟ para o oscilador de Melde com o uso de aplicativo grátis de celular, bem como de alto-falante e amplificador para gerar ondas harmônicas com cordas de violão. Aplicamos a SEI na Escola de Referência em Ensin...
Terrella : uso do modelo simplificado de geodínamo como estratégia para o ensino significativo do eletromagnetismo
Neste trabalho são abordados aspectos históricos do eletromagnetismo, além de serem tratados os conceitos físicos fundamentais para o entendimento da teoria do geodínamo. Também foi destacada a importância da experimentação no processo de ensino e aprendizagem do eletromagnetismo, levando em consideração dois aparatos experimentais chamados de Terrella que constituem nosso produto educacional. Nesta pesquisa foi realizada uma análise sobre a contribuição da Terrella para o ensino significativ...
Baralho estelar : a construção de conhecimentos de astronomia através de um jogo didático
Esta dissertação versa sobre a utilização do jogo enquanto recurso pedagógico e suas contribuições ao processo de ensino-aprendizagem de Astronomia. A relevância acadêmico-científica desta investigação revela-se, por sua vez, no potencial educativo presente na Astronomia, por meio de sua capacidade de interagir com outras áreas do conhecimento, principalmente, no tocante ao ensino de ciências. O presente trabalho visa suscitar o interesse no estudo de ciências, em estudantes da primeira série...
Anisotropia e heterogeneidade do atrito seco entre superfícies : um estudo experimental com aplicação no ensino médio
As atividades experimentais tomaram uma importante função, dentro do processo de aprendizagem no ensino de Ciências nos últimos anos, principalmente no ensino de Física. Este trabalho consiste em um estudo investigativo sobre o coeficiente de atrito, com turmas de alunos da educação básica, especificamente, alunos do nível médio. Essa investigação consistiu na montagem de um experimento, a partir da construção de uma plataforma móvel sobre um plano inclinado. Foram estudados os fenômenos do a...
Sequência didática para a aprendizagem significativa da acústica física e da acústica musical, relativas aos tubos sonoros, utilizando organizadores prévios e atividades experimentais com o tubo de Kundt
Nessa pesquisa procuramos inovar o ensino de acústica em tubos sonoros, normalmente trabalhado nas escolas de forma tradicional, por meio da construção e utilização de um aparato experimental da versão do tubo de Kundt, bem como o desenvolvimento de um produto educacional, onde apresentamos uma sequência didática investigativa e motivadora, para ensinar acústica física e acústica musical em tubos sonoros, por meio de organizadores prévios e atividades experimentais, com participação ativa dos...
Simulação no PhET (Physics Education Technology) para lançamento de projéteis e oficina de construção e lançamento de foguetes de garrafas pet
Neste trabalho são expostos aspectos históricos de alguns físicos, filósofos e matemáticos que desenvolveram o estudo sobre a trajetória de projéteis lançados no vácuo, também destacamos situações das principais nações envolvidas na invenção e desenvolvimento de foguetes, além de serem tratados conceitos físicos sobre o lançamento oblíquo de projéteis. Destacamos também a importância do método de ensino por investigação, como uma das ferramentas para superação das aulas tradicionais, visando ...
Uma estratégia para inserção da física experimental nas séries finais do ensino fundamental e séries iniciais do ensino médio
Embora a Física seja uma ciência de base experimental, poucos estudantes do Ensino Básico desconhecem deste fato. Comumente, os alunos associam a Física apenas às muitas “fórmulas” que eles precisam memorizar e ao tratamento matemático correspondente. Dentre outros fatores, isto se deve à forma que a disciplina é apresentada aos alunos. Nesta pesquisa apresentamos uma estratégia para introdução do método experimental em turmas finais do Ensino Fundamental e iniciais do Ensino Médio. Neste con...
Personalizar a aprendizagem com a utilização do método de ensino híbrido, em seu modelo de rotação, especificamente com a utilização da sala de aula invertida, por meio do desenvolvimento de uma apostila de física moderna, google classroom, simuladores virtuais e webquiz
Na presente dissertação trataremos das teorias pedagógicas que norteiam a metodologia de ensino híbrido, como o construtivismo de Ausubel, a teoria das inteligências múltiplas, a pirâmide de aprendizado e a teoria pedagógica do conhecimento de conteúdo. O ensino foi personalizado através do método de ensino híbrido especificamente em seu modelo de rotação sala de aula invertida. Analisamos assim, como valer-se do método híbrido para obter melhores resultados no desempenho do processo ensino-a...
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