Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9010
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNASCIMENTO, Camila Muniz do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3829504346349482por
dc.contributor.advisor1BOTELHO, Denise Maria-
dc.contributor.referee1SOUZA, Ana Paula Abrahamian de-
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Luis Felipe Rios do-
dc.date.accessioned2023-05-30T19:19:32Z-
dc.date.issued2021-04-29-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Camila Muniz do. Gênero e educação: olhares de docentes do Ensino Médio sobre as relações de gênero e suas expressões na escola. 2021. 113 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9010-
dc.description.resumoO presente trabalho está voltado para a compreensão das relações de gênero a partir do olhar de professores(as) de história, português e matemática do Ensino Médio de seis instituições públicas e privadas da Região Metropolitana do Recife. Sendo assim, o objetivo principal é analisar as percepções sobre gênero através da narrativa de professores(as) do Ensino Médio, buscar com esta pesquisa compreender como os(as) docentes percebem essas discussões no âmbito escolar, identificando as questões que podem corroborar para possíveis entendimentos estereotipados e como essas visões se projetam nos discursos e discussões em sala em de aula. Quanto à metodologia de pesquisa, apontamos que a natureza do presente estudo é qualitativa, e que dessa forma, terá como colaboradores professoras e professores que lecionam no Ensino Médio em escolas da rede pública e privada da Região Metropolitana do Recife no estado de Pernambuco. Utilizamos como instrumento de coleta de pesquisa, a entrevista semiestruturada, as entrevistas realizadas nesta pesquisa servirão como norte para as discussões propostas pela temática dessa dissertação. A análise de dados esteve centrada na: identidade de gênero, no conceito de gênero, na percepção do que seriam relações de gênero, nas possibilidades de discussão sobre gênero em sala de aula e na consciência sobre a possível relevância deste tema para a educação. Os resultados demonstraram, sobretudo, que apesar da receptividade da maioria em tratar gênero na escola, há ainda nas percepções dos(as) docentes o desconhecimento sobre relações de gênero e sexualidade e narrativas imbuídas de estereótipos de gênero e crenças limitantes.por
dc.description.abstractThe present work is aimed at understanding gender relations and from the perspective of high school history, Portuguese and mathematics teachers from 6 public and private institutions in the metropolitan region of Recife. Therefore, the main objective is to analyze the perceptions about gender through the narrative of high school teachers, seeking with this research to understand how teachers perceive these discussions in the school environment, identifying the issues that can corroborate for possible stereotyped understandings and how these views are projected in speeches and discussions in the classroom. As for the research methodology, we point out that the nature of the present study is qualitative, and that in this way, collaborators will be teachers and teachers who teach in high school in public and private schools in the metropolitan region of Recife in the state of Pernambuco. We use as a research collection instrument, the semi-structured interview, the interviews conducted in this research, will serve as a guide for the discussions proposed by the theme of this dissertation. Data analysis is centered on: gender identity, the concept of gender, the perception of what they would be gender relations, the possibilities of discussing gender in the classroom and awareness of the possible relevance of this theme for education. The results showed, above all, that despite the receptivity of the majority to treat gender at school, there is still in the teachers' perceptions the lack of knowledge about gender relations and sexuality and narratives imbued with gender stereotypes and limiting beliefs.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (ana.araujo@ufrpe.br) on 2023-05-30T19:19:32Z No. of bitstreams: 1 Camila Muniz do Nascimento.pdf: 692074 bytes, checksum: ca70e29d761b24bbfc9a6c6ad41ea608 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-30T19:19:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Camila Muniz do Nascimento.pdf: 692074 bytes, checksum: ca70e29d761b24bbfc9a6c6ad41ea608 (MD5) Previous issue date: 2021-04-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUFRPE - FUNDAJpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidadespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectRelações de gêneropor
dc.subjectIdentidade de gêneropor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleGênero e educaçâo: olhares de docentes do Ensino Médio sobre as relações de gênero e suas expressões na escolapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Camila Muniz do Nascimento.pdfDocumento principal675,85 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.