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Tipo do documento: Dissertação
Título: Da aldeia para a universidade: a trajetória e a permanência dos/as acadêmicos/as indígenas Xukuru do Ororubá no IFPE campus Pesqueira
Autor: HOLANDA, Bárbara Mirela de 
Primeiro orientador: SANTANA, Moisés de Melo
Primeiro membro da banca: ALMEIDA, José Nilton de
Segundo membro da banca: AZEVEDO JÚNIOR, Severino Mendes de
Terceiro membro da banca: TAVARES, Maurício Antunes
Resumo: Esta pesquisa busca analisar a presença acadêmica dos/as estudantes universitários/as Indígenas pertencentes à etnia Xukuru do Ororubá nos cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, campus Pesqueira, considerando suas trajetórias de formação em seus territórios de origem e as suas presenças na universidade, numa perspectiva de avaliar as ações afirmativas desenvolvidas no âmbito da instituição com foco no acesso e permanência desses sujeitos na Educação Superior. Sendo assim, listamos enquanto objetivos específicos, 1- Analisar os percursos formativos percorridos pelos/as estudantes Indígenas Xukuru de Ororubá em seus territórios de origem e no IFPE campus Pesqueira. 2- Compreender como se constroem as relações sociais dos/as universitários/as Xukuru com a comunidade acadêmica nesse espaço institucional. 3- Compreender de que forma o IFPE se reorganiza a partir da presença Xukuru, sobretudo, no que se refere às suas propostas pedagógicas de ensino-aprendizagem nessa correlação entre saber tradicional e saber científico; 4- Avaliar as implementadas no âmbito do IFPE campus Pesqueira que contribuam para a presença e permanência dos/as estudantes Indígenas nesse espaço de educação formal. A partir desse viés, a pesquisa se desenvolveu numa busca de entender como essa presença indígena na Universidade poderá resultar em impactos para o povo Xukuru do Ororubá, para a Instituição de Ensino – IES e para os/as próprios/as universitários/as Xukuru. Nos últimos anos, o quantitativo de populações indígenas que acessam ao Ensino Superior tem se tornado cada vez mais expressivo, reafirmando esse espaço da academia como um lugar estratégico de formação e fortalecimento desses povos. Cientes desse aumento da diversidade étnico-racial na composição do público de universitários/as no Brasil, compreendemos como necessário um estudo reflexivo acerca desse fenômeno, numa perspectiva de assimilar como esses/as universitários/as indígenas acessam a esse espaço de produção do conhecimento e como esse processo formativo reverbera nas trajetórias de vida desses sujeitos, de suas comunidades de origem e também na própria Universidade. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi construída a partir das reflexões dos/as seguintes interlocutores/as, Universitários/as Xukuru do Ororubá, Professora do Conselho de Professores/as Indígenas Xukuru do Ororubá – COPIXO e servidores/as do IFPE campus Pesqueira e Reitoria, acerca do ambiente pesquisado, IFPE campus Pesqueira. As abordagens teóricas utilizadas são decoloniais, pois reconhecemos as pesquisas científicas nas ciências humanas enquanto instrumentos estratégicos e políticos, ancoradas em um viés de justiça social que intenciona dar visibilidade à povos e projetos sociais silenciados pelo eurocentrismo. As ferramentas metodológicas utilizadas na pesquisa foram a pesquisa documental e a realização de entrevistas semiestruturadas online com os/as participantes. Para compilação dos dados coletados, uma vez que havia informações objetivas (documentos institucionais) e subjetivas (narrativas dos/as interlocutores/as), recorreu-se à análise de conteúdo como método de análise. A pesquisa desenhou-se a partir de um ciclo cronológico, no qual a priori buscou-se compreender todo o processo de reestruturação do IFPE campus Pesqueira para a chegada dos/as universitários/as indígenas à Instituição, em seguida foi lançado um olhar sobre o COPIXO a fim de compreender como a Educação Escolar Indígena Xukuru do Ororubá impacta no acesso dos/as Xukurus ao Ensino Superior e finalizou-se com os olhares dos/as estudantes acerca do ser indígena universitário/a. Ratificamos que a presença indígena na universidade reverbera em possibilidades reais para se estabelecer um diálogo interepistemológico e intercientífico nesses espaços de educação formal.
Abstract: This research seeks to analyze the academic presence of indigenous university students belonging to ethnicgroups Xukuru do Ororubá in the higher education courses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco, campus Pesqueira, considering their trajectories of formation in their territories of origin and their presence in the University, with a view to evaluating the Affirmative Actions developed within the institution with a focus on the access and permanence of these subjects in Higher Education. From this bias, the research developed in a search to understand how this indigenous presence at the University could result in impacts for the Xukuru people of Ororubá, for the Educational Institution and for the university students themselves. In recent years, the number of indigenous populations that access higher education has become increasingly expressive, reaffirming this space of academia as a strategic place for the formation and strengthening of these peoples. Aware of this increase in ethnic-racial diversity in the composition of the public of university students in Brazil, we understand as necessary a reflexive study about this phenomenon, from the perspective of understanding how these indigenous university students access this space of knowledge production and how this formative process reverberates in the life trajectories of these subjects, their communities of origin and also in the University itself. The research is qualitative in nature and was constructed from the reflections of the following interlocutors, University Students Xukuru do Ororubá, Professor of the Council of Teachers Xukuru do Ororubá - COPIXO and servers of IFPE campus Pesqueira and Rectory, about the environment researched, IFPE pesqueira campus. The theoretical approaches used are decolonial, because we recognize scientific research in the human sciences as strategic and political instruments, anchored in a social justice bias that intends to give visibility to peoples and social projects silenced by Eurocentrism. The research was designed from a chronological cycle, in which a priori sought to understand the entire restructuring process of IFPE Pesqueira Campus for the arrival of the university students/indigenous to the institution, then a look was launched on the COPIXO in order to understand how the Xukuru Indigenous School Education of Ororubá impacts on the access of xukurus to higher education and ended with the eyes of the students about the ser indigenous university. We confirm that the indigenous presence in the university reverberates in real possibilities to establish an interepistemological and interscientific dialogue in these spaces of formal education.
Palavras-chave: Indígenas
Índios Xukuru
Ensino superior
Ação afirmativa
Pesqueira (PE)
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: HOLANDA, Bárbara Mirela de. Da aldeia para a universidade: a trajetória e a permanência dos/as acadêmicos/as indígenas Xukuru do Ororubá no IFPE campus Pesqueira. 2022. 217 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9009
Data de defesa: 29-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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