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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, José Eudes da Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7978482262504389por
dc.contributor.advisor1LEITE, Bruno Silva-
dc.contributor.referee1PAULA, Francine Santos de-
dc.contributor.referee2SANTOS, Iris Gabrielle de Sena-
dc.contributor.referee3SILVA JÚNIOR, Luiz Alberto da-
dc.date.accessioned2022-04-13T14:13:56Z-
dc.date.issued2020-01-29-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, José Eudes da Silva de. Ensino híbrido gamificado : o modelo de rotação por estações no ensino da radioatividade. 2020. 128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Química (PROFQUI)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8573-
dc.description.resumoAs metodologias ativas aplicadas ao ensino de Química são estratégias direcionadas para levar os estudantes dessa área do conhecimento a uma postura ativa frente ao processo aprendizado. Nesse sentido, com o objetivo de investigar a aplicação do modelo rotação por estações baseado na aprendizagem tecnológica ativa no ensino de radioatividade, essa pesquisa desenvolveu um levantamento de informações que forneceu um suporte teórico sobre metodologias ativas, rotação por estações e gamificação. De posse dessas informações construímos um manual didático que foi aplicado em uma turma de 25 estudantes voluntários da cidade de Campo Alegre – AL. A aplicação permitiu avaliar aspectos intrínsecos, observados pelo professor, durante o uso do manual. Os resultados obtidos foram avaliados qualitativamente, com ênfase nas contribuições observadas durantes a aplicação do manual didático. Além disso, os resultados indicam uma mudança de postura dos estudantes (de passiva para ativa) durante a atividade. Nesse contexto, foi possível perceber as diferentes contribuições das metodologias ativas, aprendizagem tecnológica ativa, ensino híbrido e gamificação no ensino de radioatividade. Por fim, acredita-se que o uso do manual didático (produto educacional) construído nessa pesquisa, irá contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos envolvendo a química, em especial a radioatividade, no ensino médio.por
dc.description.abstractActive methodologies applied to the teaching of Chemistry are strategies aimed at taking students in this area of knowledge to an active posture in the learning process. In this sense, with the objective of investigating the application of the station rotation model based on active technological learning in the teaching of radioactivity, this research developed a survey of information that provided theoretical support on active methodologies, station rotation and gamification. With this information in hand, we built a didactic manual that was applied to a group of 25 volunteer students from the city of Campo Alegre - AL. The application allowed to evaluate intrinsic aspects, observed by the teacher, when using the manual. The results obtained were evaluated qualitatively, with emphasis on the contributions observed during the application of the textbook. In addition, the results indicate a change in the students' posture (from passive to active) during the activity. In this context, it was possible to perceive the different contributions of active methodologies, active technological learning, hybrid teaching and gamification in the teaching of radioactivity. Finally, it is believed that the use of the didactic manual (educational product) built in this research, will contribute to the process of teaching and learning content involving chemistry, especially radioactivity, in high school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2022-04-13T14:13:56Z No. of bitstreams: 1 Jose Eudes da Silva de Oliveira.pdf: 3000033 bytes, checksum: 5cac89505e4c8aaf2f919c4e4288ec2c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-13T14:13:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jose Eudes da Silva de Oliveira.pdf: 3000033 bytes, checksum: 5cac89505e4c8aaf2f919c4e4288ec2c (MD5) Previous issue date: 2020-01-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Químicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Química (PROFQUI)por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectEnsino híbridopor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectRadioatividadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.titleEnsino híbrido gamificado : o modelo de rotação por estações no ensino da radioatividadepor
dc.typeDissertaçãopor
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