Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8573
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino híbrido gamificado : o modelo de rotação por estações no ensino da radioatividade
Autor: OLIVEIRA, José Eudes da Silva de 
Primeiro orientador: LEITE, Bruno Silva
Primeiro membro da banca: PAULA, Francine Santos de
Segundo membro da banca: SANTOS, Iris Gabrielle de Sena
Terceiro membro da banca: SILVA JÚNIOR, Luiz Alberto da
Resumo: As metodologias ativas aplicadas ao ensino de Química são estratégias direcionadas para levar os estudantes dessa área do conhecimento a uma postura ativa frente ao processo aprendizado. Nesse sentido, com o objetivo de investigar a aplicação do modelo rotação por estações baseado na aprendizagem tecnológica ativa no ensino de radioatividade, essa pesquisa desenvolveu um levantamento de informações que forneceu um suporte teórico sobre metodologias ativas, rotação por estações e gamificação. De posse dessas informações construímos um manual didático que foi aplicado em uma turma de 25 estudantes voluntários da cidade de Campo Alegre – AL. A aplicação permitiu avaliar aspectos intrínsecos, observados pelo professor, durante o uso do manual. Os resultados obtidos foram avaliados qualitativamente, com ênfase nas contribuições observadas durantes a aplicação do manual didático. Além disso, os resultados indicam uma mudança de postura dos estudantes (de passiva para ativa) durante a atividade. Nesse contexto, foi possível perceber as diferentes contribuições das metodologias ativas, aprendizagem tecnológica ativa, ensino híbrido e gamificação no ensino de radioatividade. Por fim, acredita-se que o uso do manual didático (produto educacional) construído nessa pesquisa, irá contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos envolvendo a química, em especial a radioatividade, no ensino médio.
Abstract: Active methodologies applied to the teaching of Chemistry are strategies aimed at taking students in this area of knowledge to an active posture in the learning process. In this sense, with the objective of investigating the application of the station rotation model based on active technological learning in the teaching of radioactivity, this research developed a survey of information that provided theoretical support on active methodologies, station rotation and gamification. With this information in hand, we built a didactic manual that was applied to a group of 25 volunteer students from the city of Campo Alegre - AL. The application allowed to evaluate intrinsic aspects, observed by the teacher, when using the manual. The results obtained were evaluated qualitatively, with emphasis on the contributions observed during the application of the textbook. In addition, the results indicate a change in the students' posture (from passive to active) during the activity. In this context, it was possible to perceive the different contributions of active methodologies, active technological learning, hybrid teaching and gamification in the teaching of radioactivity. Finally, it is believed that the use of the didactic manual (educational product) built in this research, will contribute to the process of teaching and learning content involving chemistry, especially radioactivity, in high school.
Palavras-chave: Ensino de química
Ensino híbrido
Gamificação
Radioatividade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Química
Programa: Programa de Pós-Graduação em Química (PROFQUI)
Citação: OLIVEIRA, José Eudes da Silva de. Ensino híbrido gamificado : o modelo de rotação por estações no ensino da radioatividade. 2020. 128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Química (PROFQUI)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8573
Data de defesa: 29-Jan-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jose Eudes da Silva de Oliveira.pdfDocumento principal2,93 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.