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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação patrimonial e diálogo de saberes no quilombo-indígena Tiririca dos Crioulos (Pernambuco)
Autor: LÉO NETO, Nivaldo Aureliano 
Primeiro orientador: TAVARES, Maurício Antunes
Primeiro membro da banca: SANTANA, Moisés de Melo
Segundo membro da banca: SCIFONI, Simone
Resumo: A busca por uma educação intercultural nos conduz à compreensão das alteridades e dos respectivos discursos performativos de identidades em certas situações sociais e campos políticos. A valorização dos diversos saberes dessas identidades, aceitando a sua própria epistemologia e domínios explicativos, indicam relações educadoras nas quais as tradições de conhecimentos locais podem interagir com processos de contextualização didática de conteúdos escolares. O presente trabalho buscará a compreensão dos processos educativos que podem existir ao efetuarmos as interações entre Culturas e Educações nos territórios que lidam com a gestão compartilhada da memória local, considerando que tais ações também se desdobram em lutas políticas por reconhecimento. Para tal, parte-se de uma ação de Educação Patrimonial de gestão compartilhada realizada em parceria com o quilombo-indígena Tiririca dos Crioulos (Pernambuco), intitulada “Do Buraco ao Mundo”, ocorrida entre os anos de 2014-2018. Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo em questão busca compreender as etapas ocorridas ao longo dessa ação, destacando os processos e os usos educativos do Patrimônio mediados por uma pesquisa-ação-participante. Problematiza-se sobre os processos de (des)legitimação dos conhecimentos locais e de sua interação com conteúdos didáticos escolares, especificamente para o Ensino de Ciências/Biologia, emaranhados nas afirmações de uma identidade que reconhece a presença negra e indígena no sertão de Pernambuco.
Abstract: The search for an intercultural education leads us to understand the alterities and the respective performative discourses of identities in certain social situations and political fields. The appreciation of the diverse knowledge of these identities, accepting their own epistemology and explanatory domains, indicate educative relationships in which local knowledge traditions can interact with didactic contextualization processes of school contents. The present work will seek the understanding of the educational processes that may exist when performing the interactions between Cultures and Educations in the territories that deal with the shared management of local memory, considering that such actions also unfold in political struggles for recognition. To this end, it starts from a shared management Heritage Education action carried out in partnership with the indigenous quilombo Tiririca dos Crioulos (Pernambuco), entitled “From the Hole to the World”, which took place between 2014-2018. Using a qualitative approach, the study in question seeks to understand the steps that occurred throughout this action, highlighting the processes and educational uses of Heritage mediated by a participatory action research. It discusses the processes of (de) legitimization of local knowledge and its interaction with school didactic contents, specifically for Science / Biology Teaching, entangled in the affirmations of an identity that recognizes the black and indigenous presence in the Pernambuco hinterland.
Palavras-chave: Processo educativo
Educação patrimonial
Relação étnico-racial
Quilombola
Índio
Interculturalidade
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: UFRPE - FUNDAJ
Programa: Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Citação: LÉO NETO, Nivaldo Aureliano. Educação patrimonial e diálogo de saberes no quilombo-indígena Tiririca dos Crioulos (Pernambuco). 2019. 288 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8494
Data de defesa: 30-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Culturas e Identidades

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