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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8460
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Problemas de maximização de área e volume aplicado ao ensino médio |
Autor: | RODRIGUES, Simone Souza |
Primeiro orientador: | GOMES JUNIOR, Antonio José Ferreira |
Primeiro membro da banca: | MACEDO, Ricardo Burity Croccia |
Segundo membro da banca: | DUQUE, Karla Ferreira de Arruda |
Resumo: | A otimização pode ser entendida como a busca por uma condição que forneça o máximo benefício segundo algum critério. Este tema foi escolhido para ser trabalhado no ensino básico por apresentar a possibilidade de incorporar pensamento abstrato na resolução de problemas práticos. O assunto foi abordado na perspectiva do Cálculo Diferencial e da Geometria Euclidiana. Inicialmente, de maneira sucinta, apresentamos a determinação de máximos e mínimos de funções de duas variáveis. Em seguida, mostramos e resolvemos por meio do Cálculo os problemas elaborados para serem ministrados no ensino básico. Posteriormente, indicamos uma metodologia diferenciada que torne possível a compreensão do tema proposto. Além de relatar a aplicação do método em uma turma de Educação de Jovens e Adultos, mostrando, inclusive, o resultado de um pós-teste realizado pelos estudantes. No processo de concepção do minicurso idealizamos um problema cuja resolução por nós encontrada distoa das soluções usuais, por isso consideramos conveniente incluí-la neste trabalho. |
Abstract: | Optimization can be understood as the search for a condition that provides the maximum benefit according to some criterion. This theme was chosen to be worked in basic education by presenting the possibility of incorporating abstract thinking in the resolution of practical problems. The subject was approached from the perspective of Differential Calculus and Flat Geometry. Initially we present, briefly, the determination of maximum and minimum functions of two variables. Next, we showed and solved by means of the Calculus the problems elaborated to be given in the basic education. Subsequently, we indicated a differentiated methodology that makes possible the understanding of the proposed theme. In addition to reporting the application of the method in a Youth and Adult Education class, showing, even, the result of a post-test accomplished by the students. In the process of conception the mini-course, we have idealized a problem whose resolution that we found differs from the usual solutions, so we considered convenient to include it in this work. |
Palavras-chave: | Otimização Resolução de problemas Ensino de matemática Maximização de área Maximização de volume Ensino médio |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Matemática |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT) |
Citação: | RODRIGUES, Simone Souza. Problemas de maximização de área e volume aplicado ao ensino médio. 2019. 68 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8460 |
Data de defesa: | 11-Out-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática |
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