Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8451
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMENDONÇA, Lilian Aldina Pereira Mendonça e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6945163746161469por
dc.contributor.advisor1MENELAU, Almir Silveira-
dc.contributor.referee1VITAL, Tales Wanderley-
dc.contributor.referee2HIDALGO, Álvaro Barrantes-
dc.date.accessioned2020-02-07T13:10:06Z-
dc.date.issued2019-02-21-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Lilian Aldina Pereira Mendonça e. Competitividade da castanha-de-caju no mercado internacional : comparação entre Guiné-Bissau e Brasil no período 2001 - 2016. 2019. 117 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8451-
dc.description.resumoO trabalho analisa comparativamente a competitividade no mercado internacional de castanha-de-caju entre Guiné-Bissau e Brasil. Además, analisa-se o impacto e os obstáculos enfrentados com o agronegócio no mercado internacional com as exportações de castanha de caju nos anos 2001-2016. Foram calculados diversos indicadores, a fim de identificar o potencial para uma inserção competitiva da Guiné-Bissau no mercado internacional, indicadores estes que são índices de vantagens comparativas reveladas, índices vantagens comparativas reveladas simétricas, índices posição relativa do mercado, índice de comércio intra-industrial, índice de concentração de exportações por produto e por destino. Os indicadores foram calculados para o período 2001 a 2016. Os resultados mostraram que as exportações guineenses são concentradas relativamente em poucos produtos e destinos. Caracteriza-se o comércio exterior guineense como sendo basicamente do tipo inter-industrial. Guiné-Bissau apenas exporta esse produto, a percentagem do processamento só é suficiente para o consumo interno. A Guiné-Bissau apresenta um grau de especialização maior que a unidade, ou seja, tem vantagem comparativa sobre castanha de caju. Os resultados ainda mostram uma posição razoável no mercado, mas nos últimos anos teve um leve aumento de valores de PRM, que pode ser explicado pelo fato do país estar se inserindo no mercado vietnamita e brasileiro. Os resultados mostraram também que a comercialização é dada por fatores conjunturais e estruturais. As duas cadeias (castanha e o pseudofruto) apresentam grandes lacunas em diversos aspectos e estágios da cadeia comparando com o que ocorre no Brasil, e essas lacunas na sua maior parte se dão principalmente no processo produtivo da castanha. Assim, torna-se evidente que as duas cadeias são ineficientes. As pequenas e médias empresas ou fábricas trabalham em cooperação e têm uma unidade central de acabamento dos seus produtos e de lá exportam para mercado consumidor, não funcionam como um cluster, pois não estão localizados num local e sim como uma APL, já as grandes empresas trabalham de forma individual exportando direto sua produção. No que diz respeito à evolução do processo produtivo, Brasil assume posição de destaque em relação à Guiné-Bissau devido seguintes fatores: organização do setor, 100% de processamento da castanha-de-caju e pedúnculo, venda de amêndoa de castanha-de-caju, qualificação do produto, países de destino das suas exportações com maiores renda per capita, ressalta-se que embora o Brasil venha demonstrando quedas na sua produção, a sua base de pesquisa e desenvolvimento (Embrapa) tem apoiado a cajucultura nacional na eliminação dos obstáculos e perdas enfrentados durante a produção viabilizando o aproveitamento de 100% do produto.por
dc.description.abstractThe paper analyzes the competitiveness of the international cashew nut market between Guinea-Bissau and Brazil. In addition, the impact and obstacles faced by agribusiness in the international market with exports of cashew nuts in the years 2001-2016 are analyzed. Several indicators were calculated to identify the potential for Guinea-Bissau's competitive insertion in the international market, indicators that are indices of revealed comparative advantages, indexes comparative advantages revealed symmetrical, indexes Relative position of the market, intra- index of export concentration by product and destination. The indicators were calculated for the period 2001 to 2016. The results showed that Guinean exports are relatively concentrated in few products and destinations as well. Guinean foreign trade is characterized as being basically of the inter-industrial type. Guinea-Bissau only exports this product, the percentage of processing is sufficient for domestic consumption only. Guinea-Bissau has a higher degree of specialization than unity, that is, it has a comparative advantage over cashew nuts. The results still show a reasonable position in the market, but in recent years there has been a slight increase in PMR values, which can be explained by the fact that the country is entering the Vietnamese and Brazilian markets. The results also showed that commercialization is due to conjunctural and structural factors. The two chains (chestnut and pseudofruit) present large gaps in several aspects and stages of the chain compared to Brazil, and these gaps mostly occur mainly in the nut production process. Thus, it becomes apparent that the two chains are inefficient. Small and medium-sized enterprises or factories work cooperatively and have a central unit for finishing their products and from there they export to the consumer market, they do not function as a cluster because they are not located in a place but as an APL, they work individually exporting their production directly. Regarding the evolution of the production process, Brazil assumes a prominent position in relation to Guinea-Bissau due to the following factors: organization of the sector, 100% cashew nut and stalk processing, sale of Brazil nut cashew, product qualification, export destination countries with higher per capita income, it is noteworthy that although Brazil has been showing declines in its production, its research and development base (Embrapa) has supported national cashew culture in the elimination of obstacles and losses faced during production making it possible to use 100% of the product.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2020-02-07T13:10:05Z No. of bitstreams: 1 Lilian Aldina Pereira Mendonca e Mendonca.pdf: 2314289 bytes, checksum: b3bef37317b9944a9d544bceeae790b2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-07T13:10:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lilian Aldina Pereira Mendonca e Mendonca.pdf: 2314289 bytes, checksum: b3bef37317b9944a9d544bceeae790b2 (MD5) Previous issue date: 2019-02-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Administraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Ruralpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCastanha de cajupor
dc.subjectMercado internacionalpor
dc.subjectCompetitividadepor
dc.subjectExportaçãopor
dc.subjectGuiné Bissau (GW)por
dc.subjectBrasil (BR)por
dc.subject.cnpqOUTROS::ADMINISTRACAO RURALpor
dc.titleCompetitividade da castanha-de-caju no mercado internacional : comparação entre Guiné-Bissau e Brasil no período 2001 - 2016por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lilian Aldina Pereira Mendonca e Mendonca.pdfDocumento principal2,26 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.