Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8350
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Thaís Karoline Ferreira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5599908259568811por
dc.contributor.advisor1FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira-
dc.contributor.referee1BAROLLI, Elisabeth-
dc.contributor.referee2FIRME, Ruth do Nascimento-
dc.contributor.referee3AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do-
dc.date.accessioned2019-11-19T12:04:24Z-
dc.date.issued2018-06-15-
dc.identifier.citationSILVA, Thaís Karoline Ferreira da. Para onde sopram os ventos : sentidos de questões sociocientíficas entre licenciandos de ciências biológicas. 2018. 146 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8350-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta um percurso de pesquisa que indaga pelos sentidos atribuídos a questões sociocientíficas (QSC) em um contexto de formação inicial de professores de ciências e biologia. Para isso, realizamos a principio um estudo de caso sobre a instalação de parques eólicos no município de Caetés (PE) através da observação não-participante e entrevistas com 14 atores sociais locais que repercutiu na escrita de um material pedagógico utilizado no segundo momento. Assim, em seguida, realizamos um processo formativo junto a estudantes do 8º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural de Pernambuco, no âmbito da disciplina de Prática de Ecologia. Nossa intervenção ocorreu em duas etapas. Na primeira apresentamos os pressupostos das QSC e realizamos a vivência de um caso sobre a energia eólica no município de Caetés (PE). Na segunda, os licenciandos planejaram e desenvolveram planos de ação baseados em QSC, elaborando relatos de experiência sobre suas práticas. Sobre o processo formativo lançamos uma análise descritiva à luz do paradigma indiciário, os planos de ação foram analisados segundo critérios baseados na literatura (escolha da QSC, objetivos e recursos utilizados) e, por fim, nos relatos seguimos uma análise textual discursiva. Os resultados indicam que as questões sociocientíficas apresentam grande potencial para problematização da natureza do conhecimento científico, estimulando debates e questionando os interesses que movem a ciência e tecnologia e suas influências sobre distintos setores sociais. Além disso, sua inclusão na formação de professores demonstra indícios de que pode vir a gerar mudanças nas concepções epistemológicas e metodológicas do licenciando.por
dc.description.abstractThe present work presents a research course that investigates the senses attributed to socio-scientific issues (SSI) in a context of initial formation of science and biology teachers. To do this, we first carried out a case study on the installation of wind farms in the municipality of Caetés (PE) through non-participant observation and interviews with 14 local social actors that had repercussion in the writing of a pedagogical material used in the second moment. So, then, we carried out a training process with students of the 8th period of the Licentiate in Biological Sciences course of the Federal Rural University of Pernambuco, under the discipline of Ecology Practice. Our intervention occurred in two stages. In the first one we present the assumptions of the SSI and we present the experience of a case about the wind energy in the municipality of Caetés (PE). In the second, the graduates planned and developed action plans based in SSI, elaborating experience reports on their practices. On the formative process we launched a descriptive analysis in the light of the indiciary paradigm, the action plans were analyzed according to criteria based on the literature (choice of SSI, objectives and resources used) and, finally, in the reports we follow a discursive textual analysis. The results indicate that socio-scientific issues present great potential for problematizing the nature of scientific knowledge, stimulating debates and questioning the interests that move science and technology and its influences on different social sectors. Moreover, its inclusion in teacher training demonstrates that it may lead to changes in the licentiate's epistemological and methodological conceptions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-11-19T12:04:24Z No. of bitstreams: 1 Thais Karoline Ferreira da Silva.pdf: 1808922 bytes, checksum: fc7cea1aaab415c3117389888807a8c5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-19T12:04:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Thais Karoline Ferreira da Silva.pdf: 1808922 bytes, checksum: fc7cea1aaab415c3117389888807a8c5 (MD5) Previous issue date: 2018-06-15eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectProfessor de biologiapor
dc.subjectProfessor de ciênciaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePara onde sopram os ventos : sentidos de questões sociocientíficas entre licenciandos de ciências biológicaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thais Karoline Ferreira da Silva.pdfDocumento principal1,77 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.