Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8339
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSALGUEIRO, Beatriz Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3044559760469459por
dc.contributor.advisor1FIRME, Ruth do Nascimento-
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Maria Marly de-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Monica Lopes Folena-
dc.contributor.referee3SOUZA, Sandra Rodrigues de-
dc.date.accessioned2019-11-14T13:11:50Z-
dc.date.issued2019-07-02-
dc.identifier.citationSALGUEIRO, Beatriz Alves. Análise de um processo formativo de licenciandos e licenciados das ciências da natureza sobre habilidades docentes e transdisciplinaridade. 2019. 199 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8339-
dc.description.resumoEsta dissertação trata de uma discussão sobre formação de professores das ciências e as contribuições que os pressupostos transdisciplinares podem oferecer a esse processo formativo, ao considerarmos primordial elaborar novas propostas que oportunizem o desenvolvimento de docentes com uma visão holística do conhecimento e do reconhecimento de que as ações pedagógicas precisam considerar a complexidade. Dessa forma, o objetivo principal foi analisar como um processo formativo pode contribuir para ampliar concepções de licenciandos e licenciados das ciências da natureza sobre habilidades docentes e sobre contribuições da transdisciplinaridade na formação de professores. Para tanto, situamos nosso referencial teórico nas discussões das bases conceituais sobre formação de professores que se referem a um conjunto de visões de ensino-aprendizagem e de ideologias discutidas por Garcia (1999), Moraes (2010), Nóvoa (1992, 1995a) e Freire (1996); e sobre a formação de professores sob a perspectiva dos pressupostos transdisciplinares (NICOLESCU, 1999; MORIN, 2000; ARNT, 2007); os paradigmas educacionais discutidos por Behrens (2000), e pelas pesquisas na área de ensino. Em uma perspectiva qualitativa, utilizamos a Sequência Didática Interativa como procedimento metodológico para coleta de dados, e como ferramenta analítica a Análise Hermenêutica Dialética (AHD). O contexto de pesquisa se constituiu com cinco sujeitos participantes: um licenciado e um licenciando em Física, dois licenciados em Biologia, e um licenciado em Química. A fonte de dados desta pesquisa foi a proposição de um processo formativo a esses sujeitos participantes. Como resultado, verificamos que o processo formativo proposto, nesta pesquisa, foi caracterizado pela orientação conceitual sócio-reconstrucionista, discutido por Garcia (1999), pelo paradigma progressista e possui aproximações com o paradigma holístico e aspectos da didática transdisciplinar a partir dos gestos de abertura ao novo, interrupção, escuta sensível, e fala atenta para criar nossa história, bem como, pela harmonização da efetividade e afetividade. Desta forma, contribuiu para a ampliação das concepções de licenciandos e licenciados das ciências da natureza sobre habilidades docentes e sobre contribuições da transdisciplinaridade na formação de professores, à medida que os participantes aprimoraram suas concepções e perspectivas sobre as habilidades docentes e uma formação sob olhar transdisciplinar.por
dc.description.abstractThis dissertation deals with a discussion about science teacher education and the contributions that transdisciplinary assumptions can offer to this formative process, considering that it is essential to elaborate new proposals that enable the development of teachers with a holistic view of knowledge and the recognition that pedagogical actions need to consider complexity. Thus, the main objective was to analyze how a formative process can contribute to broaden conceptions of undergraduates and nature science graduates on teaching skills and contributions of transdisciplinarity in teacher education. To this end, we place our theoretical framework in discussions of the conceptual foundations of teacher education that refer to a set of teachinglearning views and ideologies discussed by Garcia (1999), Moraes (2010), Nóvoa (1992, 1995a) and Freire (1996); and on teacher education from the perspective of transdisciplinary assumptions (NICOLESCU, 1999; MORIN, 2000; ARNT, 2007); the educational paradigms discussed by Behrens (2000), and by research in the teaching field. From a qualitative perspective, we used the Interactive Didactic Sequence as a methodological procedure for data collection, and as an analytical tool the Dialectical Hermeneutic Analysis (AHD). The research context consisted of five participating subjects: one graduate and one graduate in Physics, two graduate in Biology, and one graduate in Chemistry. The data source of this research was the proposition of a formative process to these participating subjects. As a result, it was found that the proposed training process, in this research, was characterized by the socio-reconstructionist conceptual orientation, discussed by Garcia (1999), the progressive paradigm and has approximations with the holistic paradigm and aspects of transdisciplinary didactics based on gestures. of openness to the new, interruption, sensitive listening, and attentive speech to create our history, as well as by the harmonization of effectiveness and affection. In this way, it contributed to the broadening of the conceptions of undergraduate students of the natural sciences about teaching skills and about the contributions of transdisciplinarity in teacher education, as participants improved their conceptions and perspectives on teaching skills and a training under transdisciplinary perspective.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-11-14T13:11:50Z No. of bitstreams: 1 Beatriz Alves Salgueiro.pdf: 9868875 bytes, checksum: 67c9e389171e898d316a4ef381ab7524 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-14T13:11:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Beatriz Alves Salgueiro.pdf: 9868875 bytes, checksum: 67c9e389171e898d316a4ef381ab7524 (MD5) Previous issue date: 2019-07-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectTransdisciplinaridadepor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAnálise de um processo formativo de licenciandos e licenciados das ciências da natureza sobre habilidades docentes e transdisciplinaridadepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Beatriz Alves Salgueiro.pdfDocumento principal9,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.