Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8331
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Nadine de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5544126449063599por
dc.contributor.advisor1TENÓRIO, Alexandro Cardoso-
dc.contributor.advisor-co1MIRANDA, Antônio Carlos da Silva-
dc.contributor.referee1SILVA, Ana Paula Teixeira Bruno-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Monica Lopes Folena-
dc.date.accessioned2019-11-12T15:43:04Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Nadine de. Premissas da engenharia didática como viés metodológico para uma abordagem de ensino entre astronomia e física. 2019. 106 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/8331-
dc.description.resumoDiante de dificuldades a serem enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem da ciência Física, identificamos alguns estudos que envolvem concepções alternativas de estudantes, relacionadas ao conceito científico de gravidade, que nem sempre condizem ao que é aceito cientificamente. Com isso, nos propomos como objetivo, analisar as concepções de estudantes do último ano do Ensino Fundamental sobre conceitos científicos relacionados à atração gravitacional, a partir de uma abordagem sobre o episódio da queda do meteorito Serra de Magé. Assim, desenvolvemos um trabalho baseando-se em premissas da Engenharia Didática fundamentada por Artigue. Onde foram organizadas e aplicadas sessões de interlocuções em uma escola do estado de Pernambuco, visando à construção de novos significados em relação aos conceitos científicos abordados. Utilizamos questionários e audiogravações como instrumentos de coleta de dados. Os resultados obtidos nos mostraram as contribuições da Astronomia no ensino de ciências, considerando a animação e atenção dos estudantes em relação ao episódio da queda do meteorito Serra de Magé, como também, a importância da valorização das concepções alternativas dos estudantes em relação aos conceitos que foram discutidos nessas interlocuções. Compreendemos também, que a utilização de premissas da Engenharia Didática como viés metodológico para este trabalho, forneceu subsídios importantes para a estruturação do mesmo, pois sua utilização auxiliou para um procedimento teórico-metodológico que visasse um melhor entendimento das variáveis didáticas, existentes na elaboração, aplicação e análise das sessões de interlocuções desenvolvidas.por
dc.description.abstractFace aux difficultés rencontrées dans le processus d’enseignement et d’apprentissage des sciences physiques, nous avons identifié certaines études impliquant des conceptions alternatives d’étudiants, liées au concept scientifique de gravité, qui ne correspondent pas toujours à ce qui est scientifiquement acceptée. Ainsi, nous proposons comme objectif, d’analyser les conceptions des élèves de la dernière année d’école primaire sur les concepts scientifiques liés à l’attraction gravitationnelle, à partir d’une approche à l’épisode de la chute de météorite Serra de Magé. Ainsi, nous avons développé un travail basé sur des prémisses d’Ingénierie Didactique basées sur Artigue. Des sessions de dialogue ont été organisées et appliquées dans une école de l’état de Pernambuco, dans le but de construire de nouvelles significations en relation avec les concepts scientifiques abordés. Nous avons utilisé des questionnaires et des enregistrements audio comme instruments de collecte de données. Les résultats nous montrent les contributions de l’astronomie dans l’enseignement des sciences, en tenant compte de l’animation et de l’attention des étudiants concernant l’épisode de la chute de météorite Serra de Magé, ainsi que de l’importance de valoriser les conceptions alternatives des étudiants sur les conceots qui ont été discutés dans ces interlocutions. Nous comprenons également que l’utilisation des locaux de Didactic Engineering, en tant que biais méthodologique pour ce travail, a fourni des subventions importantes pour sa structuration. Parce que son utilisation a contribué à une procédure théorico-méthodologique visant à une meilleure compréhension des variables didactiques existant dans l’élaboration, l’application et analyse des sessionss de dialogue développées.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-11-12T15:43:04Z No. of bitstreams: 1 Nadine de Oliveira.pdf: 1407887 bytes, checksum: b8b7273fecdd9957a8c57421c04177ed (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-12T15:43:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nadine de Oliveira.pdf: 1407887 bytes, checksum: b8b7273fecdd9957a8c57421c04177ed (MD5) Previous issue date: 2019-08-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectEngenharia didáticapor
dc.subjectAtração gravitacionalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePremissas da engenharia didática como viés metodológico para uma abordagem de ensino entre astronomia e físicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nadine de Oliveira.pdfDocumento principal1,37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.