Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7983
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Maria José Negromonte de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1404691215533477por
dc.contributor.advisor1FALCÃO, Taciana Pontual da Rocha-
dc.contributor.referee1DINIZ, Juliana Regueira Basto-
dc.contributor.referee2SOUZA, Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de-
dc.contributor.referee3BOTELHO, Amara Cristina de Barros e Silva-
dc.date.accessioned2019-05-03T14:44:06Z-
dc.date.issued2016-12-13-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria José Negromonte de. Arte e tecnologia : possibilidades didáticas com o uso da fotografia. 2016. 132 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7983-
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como fio condutor o Ensino de Arte e suas interfaces com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), especialmente as digitais. É uma pesquisa de abordagem qualitativa e realizada com professores de Arte da Rede Municipal de Ensino do Recife (RMER) e com os estudantes do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal em Tempo Integral Pedro Augusto, em Recife/PE, nas aulas de Artes. Tivemos por meta averiguar em que medida os professores de Arte trabalham os conteúdos de Artes Visuais envolvendo as TICs. Com os dados coletados por meio de questionários, mapeamos o uso de mídias digitais nas aulas e apresentamos a experiência de uma escola em que a inserção de TICs é prática recorrente. Portanto, apresentamos um estudo de caso, em que as tecnologias dão suporte pedagógico aos conteúdos de Artes Visuais, sendo um aporte teórico e prático para as construções poéticas dos estudantes. Apresentamos também sugestões de atividades para auxiliar os professores de Arte no uso dessas mídias, adequando-as à Matriz Curricular de Artes Visuais da RMER. A inclusão de TICs pode aproximar os estudantes das produções artísticas disponíveis na rede de computadores e promover experiências poéticas por meio de aplicativos, programas e sites que perpassem pelos novos paradigmas contemporâneos da produção em Arte. Nesse sentido, propomos a criação de uma galeria de Arte Virtual, com acervo das produções dos estudantes e acervos disponibilizados através da Internet e pesquisados por eles. Para conquista de tais resultados utilizamo-nos de análise documental, pesquisas bibliográficas, e observações das aulas de Arte realizadas na referida Escola. Dentre as atividades realizadas pelos estudantes destacam-se pesquisas na Internet sobre os diversos temas trabalhados e o uso de mídias digitais nas construções poéticas. Para captação das imagens, a modalidade fotografia foi a mais empregada, também para fazer retratos como autorretratos (“Selfies”). Além disso, as fotografias serviram para contextualização e inspiração dos estudantes para a realização de documentários, micro metragens e filmes de animação editados com os recursos do software Movie Maker e o aplicativo Photo Grid para a técnica do Stop Motion. Outros aplicativos empregados nas atividades foram o Long Exposure 2, para desenhar com Light Paint e Green Screen Lite, para aplicar em fotografias com Chroma Key. Esses aplicativos contribuíram com os processos de criação do grupo. Sendo assim, as fotografias foram utilizadas durante as aulas tanto como veículo de aprendizagem, quanto como instrumento facilitador de criações poéticas significativas. Essas produções estão divulgadas no Blog didaticanafotografia.art.blog que é um dos produtos dessa pesquisa.por
dc.description.abstractThis research investigates Arts teaching and its interfaces with Information and Communication Technologies (ICTs). It mixes qualitative and quantitative approaches, and was performed with teachers from the municipal teaching network of the city of Recife/PE (RMER), and students from the 6th to the 9th year of elementary school Pedro Augusto, during Arts classes. The overall goal was to verify to what extent Arts teachers use ICTs when teaching Arts contents of the syllabus. With data collected through questionnaires, we mapped the use of digital media in classes and identified the case of a school where the insertion of ICTs is frequent. We then presented the case study in which technologies serve as pedagogical support to the contents of Visual Arts, being used in theory and in practice for the poetic constructions of the students. We present suggestions of activities to help Arts teachers employ these media, according to the syllabus of RMER. The inclusion of ICTs in the teaching process can bring students closer to art works available in the Internet, and promote poetic experiences through mobile applications, software and sites that present new contemporary paradigms in Arts. In this sense, we propose the creation of a virtual art gallery with students' productions and outcomes of their research. To reach the results of this work, we performed documental analysis, bibliographic research and observation in Arts classes at the cited school. Among the activities undertaken by the students, we highlight Internet searches about diverse themes, and the use of digital media in poetic constructions. For capturing images, photography was the most used approach, also for taking self-portraits ("selfies"). Besides, photographs served as contextualization and inspiration for students for producing documentaries and animations, edited using resources such as Movie Maker software and Photo Grid application for the Stop Motion technique. Other applications were used such as Long Exposure 2, to draw with Light Paint, and Green Screen Lite, to use the technique of Chroma Key. These applications contributed to the creation process of the group. So, the photographs were used during classes both as tool for conveying information and as tool for making art. The students' productions are available on the blog didaticanafotografia.art.blog, one of the products of this research.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-05-03T14:44:06Z No. of bitstreams: 1 Maria Jose Negromonte de Oliveira.pdf: 2764455 bytes, checksum: 1e90ceb5c2734b4ffd00f7c77ec57e0a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-03T14:44:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Jose Negromonte de Oliveira.pdf: 2764455 bytes, checksum: 1e90ceb5c2734b4ffd00f7c77ec57e0a (MD5) Previous issue date: 2016-12-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distânciapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de artepor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopor
dc.subjectDidáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleArte e tecnologia : possibilidades didáticas com o uso da fotografiapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Jose Negromonte de Oliveira.pdfDocumento principal2,7 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.