Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7963
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMONTE NETO, Nelson Lima do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7138372619497597por
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Iranilson Buriti de-
dc.contributor.referee1ALBUQUERQUE, José de Lima-
dc.contributor.referee2LARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo-
dc.contributor.referee3NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes-
dc.date.accessioned2019-04-16T15:29:02Z-
dc.date.issued2016-12-15-
dc.identifier.citationMONTE NETO, Nelson Lima do. Mediação pedagógica na perspectiva socioconstrutivista para tutoria a dsitância : o fórum como espaço de aproximação e interação. 2016. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7963-
dc.description.resumoEssa pesquisa volta-se ao tema mediação pedagógica, pautada na perspectiva socioconstrutivista, a partir da análise da atuação de tutores a distância no ambiente virtual de aprendizagem Moodle, tendo o Fórum de Discussão como espaço de interação e construção do conhecimento. Entendo que esta concepção de aprendizagem é contextualizada com o meio social, onde a interação, a colaboração e a linguagem ganham destaque para a construção cognitiva, que utiliza como referência principal a relação indivíduo e sociedade. Nesse contexto, apresento a Educação a Distância, a partir de uma relativização da noção de espaço e tempo, sendo as tecnologias de informação e comunicação responsáveis por este processo e focalizo nos componentes de mediações pedagógicas promovidos por tutores a distância, na utilização da ferramenta Fórum, disponível no Moodle. Utilizei o estudo de caso, como método principal de pesquisa, esta, predominantemente de cunho qualitativo/quantitativo, executada a partir de entrevistas com os atores do processo de mediação, análise bibliográfica e documental. Analisei a maneira como ocorre a interação entre os sujeitos e a construção do conhecimento no ambiente virtual. Os resultados indicam que os mediadores não possuíam experiência no exercício de tutoria, anteriores às suas atuações na EaD do IFPI e, que a formação inicial, ora ofertada por esta instituição, restringiu-se tão somente a instruções técnica-operacionais para o manuseio da plataforma. Neste sentido, evidencio a necessidade da promoção de cursos de formação inicial e continuada de tutores a distância, que vise a potencializar e ampliar o processo de conhecimento, através de uma mediação fundamentada na perspectiva socioconstrutivista defendida por Lév Vygotsky, cuja base de construção do conhecimento é estruturada em diálogos cooperativos.por
dc.description.abstractThis research deals with the theme of pedagogical mediation, based on the socio-constructivist perspective, from the analysis of the role of tutors on distance in the virtual learning environment Moodle, with the Discussion Forum as a space for interaction and knowledge construction. I understand that this conception of learning is contextualized with the social environment, where interaction, collaboration and language gain prominence for cognitive construction, which uses as its main reference the relation between individual and society. In this context, I present Distance Education, based on a relativization of the notion of space and time, being the information and communication technologies responsible for this process and I focus on the components of pedagogical mediations promoted by tutors on distance in the use of the Forum too, available in Moodle. I used the study of case as the main research method, which is predominantly qualitative / quantitative, based on interviews with the actors of the mediation process, bibliographic and documentary analysis. I analyzed how the interaction between subjects and the construction of knowledge in the virtual environment happens. The results show that the mediators did not have experience in the tutorial exercise prior to their performance in the EAD from IFPI, and that the initial training offered by this institution was limited to technical and operational instructions for handling the platform. In this sense, I highlight the need for the promotion of initial and continuing training courses for distance tutors, aimed at enhancing and expanding the knowledge process, through a mediation based on the socioconstrutivist perspective supported by Lév Vygotsky, whose base of knowledge construction is structured in cooperative dialogues.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-04-16T15:29:02Z No. of bitstreams: 1 Nelson Lima do Monte Neto.pdf: 2056243 bytes, checksum: 3ebe293e0c33d2082f029f3e7215cfa0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-16T15:29:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nelson Lima do Monte Neto.pdf: 2056243 bytes, checksum: 3ebe293e0c33d2082f029f3e7215cfa0 (MD5) Previous issue date: 2016-12-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distânciapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMediação pedagógicapor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectFóruns de discussãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleMediação pedagógica na perspectiva socioconstrutivista para tutoria a dsitância : o fórum como espaço de aproximação e interaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nelson Lima do Monte Neto.pdfDocumento principal2,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.