Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7962
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | VASCONCELOS, Emanuele Cristina Silva Figueiredo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9274080313879902 | por |
dc.contributor.advisor1 | ALBUQUERQUE, José de Lima | - |
dc.contributor.advisor-co1 | LUIZ, Márcia Karina da Silva | - |
dc.contributor.referee1 | MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de | - |
dc.contributor.referee2 | DINIZ, Juliana Regueira Basto | - |
dc.contributor.referee3 | LEITE, Emanuel Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-16T15:16:39Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-28 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Emanuele Cristina Silva Figueiredo. As tecnologias de comunicação e informação e a mediação pedagógica : uma proposta para classe hospitalar da rede municipal do Recife - PE. 2017. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. | por |
dc.identifier.uri | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7962 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem como objetivo entender como acontece o trabalho pedagógico-educacional, as atribuições dos pedagogos e o processo de aprendizagem nas Classes Hospitalares utilizando a interface tecnológica como recurso diferenciado promovendo a motivação nos alunos - pacientes da classe hospitalar do município de Recife, situada no Prédio do CEONHPE/GAC-PE- HUOC. Percebe-se que apesar de se ter pouca produção sobre o assunto, a Pedagogia Hospitalar já existe a mais de sessenta anos, sendo de fundamental importância para as crianças hospitalizadas tanto para não perder o vínculo escolar quando para sua recuperação, pois esse convívio com professores e outras crianças diminui a ansiedade e a recuperação se torna mais rápida ou até mesmo menos dolorosa; podemos até dizer, que um processo mais leve. As metodologias escolhidas para o desenvolvimento desse trabalho foi uma pesquisa qualitativa e a observação participante. O embasamento teórico perpassa pelas contribuições de vários autores, tais como: Matos; Mugiatti (2011), Fonseca (2008), Porto (2010), entre outros. Conclui-se que a pedagogia hospitalar parte de uma abordagem sócio-construtivista, contemplando o lúdico para desenvolver o lado psicológico do aluno-paciente, dando continuidade ao desenvolvimento pedagógico educacional das crianças, adolescentes ou até mesmo do familiar acompanhante, onde o pedagogo promove uma prática permeada por valores humanos visando à construção do conhecimento. E como contribuição final a proposta de elaboração de material didático digital – MDD para gestores e docentes das classes hospitalares. | por |
dc.description.abstract | The present research aims to understand how pedagogical-educational work happens, the attributions of the pedagogues and the learning process in the Hospital Classes using the technological interface as a differentiated resource promoting motivation in the students - patients of the hospital class of the city of Recife, located In the CEONHPE / GAC-PE-HUOC Building. It can be noticed that although there is little production on the subject, Hospital Pedagogy has been in existence for more than sixty years, being of fundamental importance for hospitalized children, so as not to lose the school bond when recovering, because this contact with teachers and other children lessens anxiety and recovery becomes faster or even less painful; We can even say, that a lighter process. The methodologies chosen for the development of this work were qualitative research and participant observation. The theoretical basis is based on the contributions of several authors, such as: Matos and Mugiatti (2011), Fonseca (2008), Porto (2010), among others. It is concluded that the hospital pedagogy starts from a socio-constructivist approach, contemplating the ludic to develop the psychological side of the student-patient, giving continuity to the pedagogical educational development of the children, adolescents or even the accompanying family member, where the pedagogue promotes a Practice permeated by human values aiming at the construction of knowledge. And, as a final contribution the proposal of elaborate a digital didactic material, MDD, for managers and teachers of the hospital classes. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-04-16T15:16:39Z No. of bitstreams: 1 Emanuele Cristina Silva Figueiredo Vasconcelos.pdf: 2291318 bytes, checksum: ef85728eaf94f4f4a4a487f700ee2b44 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-04-16T15:16:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Emanuele Cristina Silva Figueiredo Vasconcelos.pdf: 2291318 bytes, checksum: ef85728eaf94f4f4a4a487f700ee2b44 (MD5) Previous issue date: 2017-07-28 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural de Pernambuco | por |
dc.publisher.department | Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFRPE | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Tecnologia da informação e comunicação | por |
dc.subject | Pedagogia hospitalar | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | As tecnologias de comunicação e informação e a mediação pedagógica : uma proposta para classe hospitalar da rede municipal do Recife - PE | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Emanuele Cristina Silva Figueiredo Vasconcelos.pdf | Documento principal | 2,24 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.