Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7954
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Tiago Soares da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2792219523495141por
dc.contributor.advisor1MORAES FILHO, Rodolfo Araújo de-
dc.contributor.referee1SILVA, Ivanda Maria Martins-
dc.contributor.referee2LARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo-
dc.contributor.referee3CABRAL, Romilson Marques-
dc.date.accessioned2019-04-15T12:03:32Z-
dc.date.issued2016-11-30-
dc.identifier.citationSILVA, Tiago Soares da. O processo gerencial e os referenciais de qualidade na educação a distância : o caso do IFPI. 2016. 173 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7954-
dc.description.resumoO presente estudo teve por objetivo analisar o processo gerencial da educação a distância no Instituto Federal do Piauí embasado nos referenciais de qualidade de educação a distância do MEC. A Instituição oferta cursos técnicos na modalidade EaD através da Rede e-Tec Brasil desde 2008. O quadro teórico compreende conceitos de educação a distância, processo gerencial e referenciais de qualidade na educação a distância. A metodologia utilizada é de natureza descritivo-qualitativa. Utilizou-se como instrumento para a coleta de dados entrevistas semi-diretivas. Foram entrevistados os quatorze gestores responsáveis pela EaD na Instituição, com o uso da análise de conteúdo, sendo categorizados de acordo com os cargos ocupados pelos respondentes. Percebeu-se que os referenciais de qualidade são seguidos pela Instituição. Alguns aspectos precisam ser aperfeiçoados, como um melhor acompanhamento das ações dos colaboradores considerando os normativos legais, as atividades e os processos avaliativos. O IFPI demonstrou amadurecimento quanto à educação a distância no processo de formação de cidadãos aptos a atuarem no mercado de trabalho. Todavia, recomenda-se o aperfeiçoamento dos mecanismos gerenciais, especialmente no que se refere à padronização de procedimentos e mecanismos de controle. Estabelece-se um elo entre os referenciais de qualidade e o processo gerencial. Propõe-se capacitar todos os gestores da EaD, algo que não ocorreu até o momento.por
dc.description.abstractThis study is about the managerial process of Distance Learning in the Federal Institute of Piauí based on the references of Distance Learning quality of the MEC. Since 2008 this Educational Institution offers technical courses in the EAD mode through E-Tec Brazil Network. The theoretical framework includes concepts of distance learning, management process and also the quality in distance learning. The methodology used is descriptive-qualitative. Semi-directive interviews were used as an instrument for the collection of data. The fourteen managers responsible for EAD in the Educational Institution were interviewed, using the content analysis, categorized according to the positions occupied by the respondents. It was noticed that the learning quality is followed by the Educational Institution. Some aspects need to be improved, such as better monitoring of employees’ actions, considering legal regulations, activities and evaluation processes. The IFPI has demonstrated the maturity of Distance Learning in citizens training to be in the labor market. However, it is recommended to improve management mechanisms, especially in standardization and control. It establishes a link between the quality referential and the management process. The training of EAD managers is recommended, and this has not happened yet.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-04-15T12:03:32Z No. of bitstreams: 1 Tiago Soares da Silva.pdf: 1577205 bytes, checksum: 6714e9df491bf21515a208b22fcb9f6d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-15T12:03:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tiago Soares da Silva.pdf: 1577205 bytes, checksum: 6714e9df491bf21515a208b22fcb9f6d (MD5) Previous issue date: 2016-11-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentUnidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distânciapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectProcesso gerencialpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO processo gerencial e os referenciais de qualidade na educação a distância : o caso do IFPIpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tiago Soares da Silva.pdfDocumento principal1,54 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.