Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7886
Tipo do documento: Dissertação
Título: Códigos corretores de erros no ensino médio : um estudo sobre o código de Hamming
Autor: LIRA, Everton Henrique Cardoso de 
Primeiro orientador: DANTAS, Márcia Pragana
Primeiro membro da banca: DANTAS, Márcia Pragana
Segundo membro da banca: SILVA JUNIOR, Rinaldo Vieira da
Terceiro membro da banca: SANTOS, Marcelo Pedro dos
Resumo: Neste trabalho buscamos apresentar os Códigos Corretores de Erros e, em particular, o Código de Hamming, como um conteúdo altamente propício para ser introduzido e abordado no Ensino Médio. Com este objetivo em mente, desenvolvemos um estudo teórico de caráter bibliográfico de alguns trabalhos desenvolvidos no âmbito do PROFMAT sobre o tema, os quais apresentam propostas de aplicação destes códigos neste nível de ensino, o que constitui um processo conhecido como Transposição Didática. Em seguida, realizamos um estudo sobre o código de Hamming em sua primeira formulação encontrada em (Hamming, 1950) e em sua formulação por meio de matrizes encontrada em (Rousseau, 2015), e por fim, desenvolvemos uma sequência didática para a introdução e ensino do código de Hamming no Ensino Médio. Diante de todo este cenário, buscamos com este trabalho, contribuir no processo de introdução deste tema como um dos conteúdos a serem abordados num futuro próximo no Ensino Médio.
Abstract: In this work, we present the Error Correcting Codes and, in particular, the Hamming Code, as a highly suitable content to be introduced and approached in High School. With this aim in mind, we have developed a theoretical study of a bibliographic character of some works developed within the scope of the PROFMAT on the subject, which present proposals of application of these codes at this level of education, which is a process known as Didactic Transposition. Next, we conducted a study of the Hamming code in its first formulation found in (Hamming, 1950) and in its formulation by matrices found in (Rousseau, 2015), and finally, we developed a didactic sequence for the introduction and teaching of the Hamming Code in High School. In view of all this scenario, we seek with this work to contribute in the process of introducing this theme as one of the contents to be approached in the near future in High School.
Palavras-chave: Ensino de matemática
Códigos corretores de erros
Código de Hamming
Ensino médio
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Sigla da instituição: UFRPE
Departamento: Departamento de Matemática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)
Citação: LIRA, Everton Henrique Cardoso de. Códigos corretores de erros no ensino médio : um estudo sobre o código de Hamming. 2018. 118 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT)) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7886
Data de defesa: 31-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Everton Henrique Cardoso de Lira.pdfDocumento principal4,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.