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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMIRANDA, Ameliara Freire Santos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1653094167702290por
dc.contributor.advisor1LINS, Fernando Antonio Aires-
dc.contributor.advisor-co1NÓBREGA, Obionor de Oliveira-
dc.contributor.advisor-co2FALCÃO, Taciana Pontual da Rocha-
dc.contributor.referee1MELO, Jeane Cecília Bezerra de-
dc.contributor.referee2CORREIA NETO, Jorge da Silva-
dc.contributor.referee3SOUZA, Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de-
dc.date.accessioned2019-02-28T14:16:45Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.citationMIRANDA, Ameliara Freire Santos de. E-Down : uma metodologia de apoio ao ensino de alunos com síndrome de Down em ambientes virtuais de aprendizagem. 2017. 82 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7873-
dc.description.resumoUm dos desafios na educação básica é a inclusão de estudantes com síndrome de Down em escolas regulares. Alguns estudos já discutiram as vantagens de usar recursos tecnológicos como ferramentas de mediação em processos de alfabetização, bem como o impacto desses recursos na modalidade de educação a distância. No entanto, um problema identificado no estado atual da arte é a falta de iniciativas relacionadas ao uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) como um recurso complementar na educação especial para melhorar a alfabetização. Para conseguir isso, é importante analisar e avaliar critérios para a escolha e configuração de um AVA que considere as necessidades dos alunos com síndrome de Down. Considerando este contexto, este trabalho apresenta uma metodologia inovadora que considera os requisitos específicos de alunos com síndrome de Down, como também a utilização do AVA configurado no formato sugerido pela metodologia proposta, que chamamos de E-Down, cujo objetivo é facultar as pessoas com síndrome de Down maiores perspectivas de aprendizado com AVA. Através deste uso, as escolas e os profissionais da educação terão subsídios para a escolha, configuração e uso de um ambiente virtual de aprendizagem mais apropriado considerando as necessidades específicas dos estudantes com síndrome de Down. Como avaliação, quatro ambientes virtuais de aprendizagem são analisados em termos de adequação considerando os requisitos para esses alunos com síndrome de Down.Também foi realizada avaliação da interface e interação, estes configurados no formato padrão do AVA e no formato da metodologia proposta, com os alunos com síndrome de Down para analisar a utilização destes com o AVA selecionado.por
dc.description.abstractOne of the challenges in basic education is the inclusion of students with Down syndrome in regular schools. Some studies have already discussed the advantages of using technological resources as tools of mediation in literacy processes, as well as the impact of these resources in the modality of distance education. However, a problem identified in the current state of the art is the lack of initiatives related to the use of virtual learning environments (VLEs) as a complementary resource in special education to improve literacy. To achieve this, it is important to analyze and evaluate criteria for choosing and setting up an VLE that considers the needs of students with Down syndrome. Considering this context, this work presents an innovative methodology that considers the specific requirements of students with Down syndrome, as well as the use of VLE configured in the format suggested by the proposed methodology, which we call E-Down, whose objective is to provide people with Down syndrome greater perspectives of learning with VLE. Through this use, schools and education professionals will have input into the choice, configuration, and use of a more appropriate virtual learning environment considering the specific needs of students with Down syndrome. As an evaluation, four virtual learning environments are analyzed in terms of adequacy considering the requirements for these students with Down syndrome. Interaction and interaction evaluation were also performed, these being configured in the VLE standard format and in the proposed methodology format, with students with Down syndrome to analyze their use with the VLE selected.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-02-28T14:16:45Z No. of bitstreams: 1 Ameliara Freire Santos de Miranda.pdf: 1496132 bytes, checksum: 20b71249e6e606268732c8004cc4c5bd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-28T14:16:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ameliara Freire Santos de Miranda.pdf: 1496132 bytes, checksum: 20b71249e6e606268732c8004cc4c5bd (MD5) Previous issue date: 2017-08-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Estatística e Informáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informática Aplicadapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectSíndrome de Downpor
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleE-Down : uma metodologia de apoio ao ensino de alunos com síndrome de Down em ambientes virtuais de aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Informática Aplicada

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