Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7871
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERNANDES, Carlos Marques-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8605644517263043por
dc.contributor.advisor1LINS, Fernando Antonio Aires-
dc.contributor.advisor-co1SOUSA, Erica Teixeira Gomes de-
dc.contributor.referee1DINIZ, Juliana Regueira Basto-
dc.contributor.referee2CALLOU, Gustavo Rau de Almeida-
dc.contributor.referee3SOUZA, Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de-
dc.date.accessioned2019-02-28T13:32:32Z-
dc.date.issued2017-08-28-
dc.identifier.citationFERNANDES, Carlos Marques. Uma metodologia para avaliação de desempenho de ambientes virtuais de aprendizagem em nuvens computacionais privadas. 2017. 95 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7871-
dc.description.resumoA educação a distância está se tornando um tópico especialmente relevante para uma sociedade baseada em tecnologia. Os custos altos para instalar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em uma estrutura tradicional de computadores torna a alternativa de instalar o AVA em um ambiente de computação em nuvem mais viável em virtude dos custos menores e das facilidades de configuração que o ambiente de computação em nuvem oferece. Os ambientes de computação em nuvem públicos são uma excelente opção para realizar a tarefa de hospedar um AVA, porém, algumas empresas e/ou escolas podem ter necessidades especiais (de segurança ou legais) que determinem um controle sobre o ambiente de computação em nuvem, para esses casos é indicado um ambiente de computação em nuvem privado. Para medir o desempenho do sistema instalado, é necessário aplicar uma série de testes que podem ser realizados de maneira incorreta, com os resultados interpretados de maneira inadequada e sem fornecer qualquer informação útil. Para preencher a lacuna identificada nas metodologias que mostram como avaliar desempenho do lado cliente de um ambiente virtual de aprendizagem em sistemas de computação em nuvem privada, esta dissertação disponibiliza uma metodologia para medir desempenho, tanto do lado cliente quando do lado servidor da estrutura, documenta todos os processos com BPMN e testa a metodologia em dois estudos de caso, um em uma nuvem privada com um AVA instalado e outro em uma infraestrutura física real tradicional com um AVA instalado.por
dc.description.abstractDistance education is becoming a particularly relevant topic for a technology-based society. Assembling an infrastructure for a virtual learning environment (VLE) is costly compared to the ability to create this environment in a cloud computing environment. Public cloud computing environments are an excellent choice for performing the AVA hosting task, but some companies and / or schools may have special (security or legal) needs that determine control over the cloud computing environment to In these cases, a private cloud computing environment is indicated. To measure the performance of the installed system, it is necessary to apply a series of tests that can be performed incorrectly, with the results interpreted inadequately and without providing useful information. To fill the identified gap in methodologies that show how to assess client-side performance of a virtual learning environment in private cloud computing systems, this dissertation provides a methodology for measuring client-side and server-side performance structure and documents all processes with BPMN and tests the methodology in two case studies, one in a private cloud with one VLE installed and the other in a traditional real physical infrastructure with an VLE installed.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-02-28T13:32:32Z No. of bitstreams: 1 Carlos Marques Fernandes.pdf: 1061862 bytes, checksum: e1182856053e00531ea7a3de58cac072 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-28T13:32:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carlos Marques Fernandes.pdf: 1061862 bytes, checksum: e1182856053e00531ea7a3de58cac072 (MD5) Previous issue date: 2017-08-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Estatística e Informáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informática Aplicadapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação de desempenhopor
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempor
dc.subjectComputação em nuvempor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleUma metodologia para avaliação de desempenho de ambientes virtuais de aprendizagem em nuvens computacionais privadaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Informática Aplicada

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Marques Fernandes.pdfDocumento principal1,04 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.