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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLIMA, Roberto Márcio Mota de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6177392887180542por
dc.contributor.advisor1MELLO, Rafael Ferreira Leite de-
dc.contributor.advisor-co1LIMA, Rinaldo José de-
dc.contributor.referee1LIMA, Rinaldo José de-
dc.contributor.referee2CORRÊA, Renato Fernandes-
dc.contributor.referee3LINS, Rafael Dueire-
dc.date.accessioned2019-02-19T14:05:05Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.citationLIMA, Roberto Márcio Mota de. Avaliação de características para extração automática de aspectos. 2018. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7855-
dc.description.resumoA utilização cada vez mais crescente da Internet e demais interações online entre pessoas, tais como chats, participação em fóruns, transações em comércio eletrônico, revisões de produtos e serviços, etc., tem levado à necessidade cada vez maior de extrair, transformar e analisar uma quantidade enorme de dados, utilizando-se de uma combinação de processos de mineração de textos e demais conteúdos obtidos diretamente da Web. Dentre as principais demandas para a área de mineração de dados, sobretudo de opinião, estão as grandes empresas dos mais diversos ramos. Essas instituições estão cada vez mais interessadas em saber o que seus clientes reais, ou em potencial, comentam sobre elas. De restaurantes a hotéis, de celulares a câmeras fotográficas, os fóruns de revisões espalhados na internet são os cartões de visita mais importantes para as empresas pelo simples fato de não serem criados por elas, mas por pessoas que de alguma forma fazem ou farão uso de seus serviços. As pessoas são mais propensas a expressar suas opiniões e experiências práticas em produtos ou serviços que eles utilizaram. Essas revisões são importantes para organizações empresariais e consumidores. Contudo, analisar todas as críticas de clientes é difícil, já que tal número de comentários pode ser de centenas ou até milhares. Portanto, é necessário fornecer informações coerentes e sumários concisos para essas revisões. A Análise de Sentimento Baseada em Aspecto é uma tendência recente e uma abordagem que tem muito a ser explorada, uma vez que tem demonstrado bons resultados na literatura como uma técnica de extração de opiniões mais refinada e pontual do que as baseadas puramente em léxica e regras. Esta dissertação de Mestrado teve por objetivo pesquisar, implementar e avaliar um novo método para extração de termos de opinião em revisões de restaurantes levando em conta e escolha da algumas das melhores características descritas no estado da arte. Como modelo de classificação, foi utilizado o CRF, dada sua alta eficiência como classificador condicional. Os resultados obtidos demonstraram um bom desempenho quando comparado aos principais trabalhos da área, tendo como destaque a alta cobertura alcançada pelo método desenvolvido.por
dc.description.abstractThe increasing use of the Internet and other online interactions between people, such as chats, forum participation, e-commerce transactions, reviews of products and services, among others has led to the increasing need to extract, transform and analyze a vast amount of data, using a combination of text mining processes and others directly from the Web. Companies from several different sectors demand for customer feedback. Such institutions are increasingly interested in knowing what their real, or potential, customers say about them. From restaurants to hotels, from smartphones to cameras, the reviews are spread out over the internet, and they are essential to companies because they are created by people who somehow make, or use their services. People are more likely to express their opinions and practical experiences in products or services that they have used. Such feedback is important to business organizations and consumers. However, analyzing the hundreds or even thousands of customer input is difficult to be handled by humans. Therefore, it is necessary to provide concise information and concise summaries of such reviews. The Aspect-Based Sentiment Analysis is a recent trend and an approach that has much to explore since it has demonstrated relevant results in the literature as a more refined and punctual opinion extraction technique than those based purely on lexicon and rules. This MSc thesis aimed to research, implement and evaluate a new method for extraction of opinion terms in restaurant reviews taking into account and choosing some of the best features described in the state of the art. As the classification model, CRF was used, given its high efficiency as a conditional classifier. The results obtained showed good performance when compared to the principal related works of the area, highlighting the high coverage achieved by the developed method.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2019-02-19T14:05:05Z No. of bitstreams: 1 Roberto Marcio Mota de Lima.pdf: 1603006 bytes, checksum: 1e248f012ff7a85608a30132a1bd4b6c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-19T14:05:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Roberto Marcio Mota de Lima.pdf: 1603006 bytes, checksum: 1e248f012ff7a85608a30132a1bd4b6c (MD5) Previous issue date: 2018-08-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Estatística e Informáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Informática Aplicadapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise de dadospor
dc.subjectExtração de opiniãopor
dc.subjectModelo CRFpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleAvaliação de características para extração automática de aspectospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Informática Aplicada

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