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dc.creatorOLIVEIRA, Milly Lilian de Miranda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4577374241374080por
dc.contributor.advisor1LIMA, Telma Lúcia de Andrade-
dc.contributor.referee1LIMA, Telma Lúcia de Andrade-
dc.contributor.referee2CAVALCANTI, André Marques-
dc.contributor.referee3ALMEIDA FILHO, Adiel Teixeira de-
dc.date.accessioned2018-11-01T13:12:38Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Milly Lilian de Miranda. Análise da gestão do conhecimento em uma empresa de abastecimento de água e esgotamento sanitário. 2018. 99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7672-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar como ocorre a Gestão do Conhecimento (GC) numa organização do setor de abastecimento de água e esgotamento sanitário, com a finalidade de determinar se a empresa possui condições adequadas para implantar e alimentar de forma sistemática os processos de GC. O presente trabalho constitui uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, a partir da aplicação do instrumento para diagnóstico da maturidade em GC, baseado no instrumento desenvolvido pela Asian Productivity Organization (APO). Quanto aos procedimentos técnicos, a pesquisa possuiu as etapas de: 1) revisão da literatura para identificação dos modelos de GC, modelos de análise de maturidade em GC, contextualização do setor de abastecimento de água e esgotamento sanitário estudado ; 2) realização de estudo exploratório com empresa pública de saneamento para compreensão da operacionalização das informações neste tipo de organização, com procedimento técnico caracterizado como survey e analisado com técnica de estatística descritiva; 3) ao final, foi elaborada a análise descritiva, a fim de descrever a GC nas organizações do setor de abastecimento de água e esgotamento sanitário e identificar os pontos fortes e oportunidades de melhoria da Gestão do Conhecimento. No total, foram recebidas 42 respostas, de várias áreas de atuação, onde constatou-se que a organização estudada possui iniciativas isoladas de aplicabilidade de processos de Gestão do Conhecimento, mas tais práticas não são uniformizadas e nem institucionalizadas. Além disso, a organização não gerencia de maneira eficiente o conhecimento, o que não favorece as tomadas de decisão e apesar de existirem práticas setoriais de GC, os colaboradores mostraram que consideram importante a sistematização de conhecimento bem como a criação de conhecimentos próprios e estratégicos. Ademais, a organização possui uma forte infraestrutura de tecnologia da informação, que facilmente poderá subsidiar um Sistema de Gestão do Conhecimento (SGC) e outras iniciativas de GC.por
dc.description.abstractHe objective of this work is to analyze how Knowledge Management (KM) occurs in an organization of the water supply and sanitation sector, in order to determine if the company has adequate conditions to systematically implement and feed the KM processes. The present work constitutes a qualitative, exploratory and descriptive research, based on the instrument developed for the diagnosis of maturity in KM, based on the instrument developed by the Asian Productivity Organization (APO). As for the technical procedures, the research had the following stages: 1) literature review to identify KM models, KM maturity analysis models, contextualization of the water supply and sanitary sewage studied; 2) carrying out an exploratory study with a public sanitation company to understand the operationalization of information in this type of organization, with a technical procedure characterized as a survey and analyzed with a descriptive statistics technique; 3) at the end, the descriptive analysis was elaborated to describe the KM in the organizations of the sector of water supply and sanitary sewage and to identify the strengths and opportunities of improvement of the Knowledge Management. In total, 42 responses were received, from several areas of activity, where it was found that the organization studied has isolated initiatives of applicability of Knowledge Management processes, but these practices are neither standardized nor institutionalized. In addition, the organization does not efficiently manage knowledge, which does not favor decision-making and although there are sectoral practices of KM, employees have shown that they consider important the systematization of knowledge as well as the creation of own and strategic knowledge. In addition, the organization has a strong information technology infrastructure, which can easily support a Knowledge Management System (KMS) and other KM initiatives.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-11-01T13:12:38Z No. of bitstreams: 1 Milly Lilian de Miranda Oliveira.pdf: 1740446 bytes, checksum: 9200c3e2f44f26d5a79201f2b9e9b64e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-01T13:12:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Milly Lilian de Miranda Oliveira.pdf: 1740446 bytes, checksum: 9200c3e2f44f26d5a79201f2b9e9b64e (MD5) Previous issue date: 2018-08-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Administraçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Ruralpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão do conhecimentopor
dc.subjectAbastecimento de águapor
dc.subjectEsgotamento sanitáriopor
dc.subject.cnpqOUTROS::ADMINISTRACAO RURALpor
dc.titleAnálise da gestão do conhecimento em uma empresa de abastecimento de água e esgotamento sanitáriopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural

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