Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7481
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVILELA, Marília Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1459684394009000por
dc.contributor.advisor1SILVA, Rosane Maria Alencar da-
dc.contributor.advisor-co1LIMA, Analice de Almeida-
dc.contributor.referee1PORTO, Zélia Granja-
dc.contributor.referee2GUARANÁ, Carla Patrícia Acioli Lins-
dc.contributor.referee3SILVA, Suely Alves da-
dc.contributor.referee4LIMA, Analice de Almeida-
dc.date.accessioned2018-08-30T12:45:21Z-
dc.date.issued2010-05-28-
dc.identifier.citationVILELA, Marília Ferreira. Processos de categorização social em aulas de ciências nas séries iniciais da educação de jovens e adultos. 2010. 106 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7481-
dc.description.resumoO presente estudo teve por objetivo analisar o processo de categorização social que emerge nas aulas de ciências, nas séries iniciais da Educação de Jovens e Adultos. É de caráter exploratório e descritivo, inserindo-se nas abordagens qualitativas de educação, e se apoia em estudos que tratam a prática docente na perspectiva de prática social1. Fundamenta-se nas perspectivas teóricas de Sacks (1974) quanto às categorizações emergentes e de Tardif (2007) e Gauthier (1998) quanto à prática docente como prática social. O campo empírico, previamente selecionado, foram aulas de Ciências Naturais nas séries iniciais da Educação de Jovens e Adultos. Para construção e tratamento dos dados, foram utilizados registros de campo e a técnica de videografia, e como metodologia válida foi empregada a Análise Conversacional de origem etnometodológica. Os resultados apontam para as categorizações sociais como empreendimento de múltiplas inter-relações mútuas com o contexto da interação em que são emergentes; sendo esse contexto considerado a partir das inter-relações desenvolvidas entre os sujeitos envolvidos na aula (professora e alunos) e os objetos conhecidos e a conhecer (saberes disciplinares). O estudo desenvolveu-se em contribuição à inteligibilidade da docência em Ciências Naturais.por
dc.description.abstractPrésente étude il a eu objectif analyser le processus de catégorisation sociale qui émerge dans les leçons de sciences, dans les séries initiales de l'Éducation de Jeunes et d'Adultes. C'est de caractère exploratório et descriptif, en s'insérant dans les abordages qualitatifs d'éducation, et il se soutient dans des études qui traitent la pratique enseignante dans la perspective de pratique sociale2. Il se base dans les perspectives théoriques de Sacks (1974) combien aux catégorisations émergentes et de Tardif (2007) et de Gauthier (1998) combien à la pratique enseignante je mange pratique sociale. Le champ empirique, préalablement sélectionné, ont été des leçons de Sciences Naturelles dans les séries initiales de l'Éducation de Jeunes et d'Adultes. Pour construction et traitement des données, ont été utilisés des registres de champ et la technique de videografia, et mange méthodologie valable a été employés l'Analyse Conversationnelle d'origine etnometodológica. Les résultats indiquent pour les catégorisations sociales mange entreprise de multiples interrelations mutuelles avec le contexte de l'interaction ils où sont émergents; en étant ce contexte considéré à partir des interrelations développées entre les sujets impliqués dans la leçon (enseignante et élèves) et les objets connus et à connaître (savoirs disciplinaires). L'étude il s'est développé dans contribution à inteligibilidade de l'enseignement dans des Sciences Naturelles.fra
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-08-30T12:45:21Z No. of bitstreams: 1 Marilia Ferreira Vilela.pdf: 722226 bytes, checksum: 30d8a5a028d4bbeff7532266ab226e13 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-30T12:45:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marilia Ferreira Vilela.pdf: 722226 bytes, checksum: 30d8a5a028d4bbeff7532266ab226e13 (MD5) Previous issue date: 2010-05-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectCategorização socialpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProcessos de categorização social em aulas de ciências nas séries iniciais da educação de jovens e adultospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marilia Ferreira Vilela.pdfDocumento principal705,3 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.