Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7448
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNASCIMENTO, Robson Raabi do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4942663556941460por
dc.contributor.advisor1ANDRADE, Vladimir Lira Veras Xavier de-
dc.contributor.referee1LIMA, Anna Paula de Avelar Brito-
dc.contributor.referee2TENÓRIO, Alexandro Cardoso-
dc.contributor.referee3MENEZES, Marcus Bessa de-
dc.date.accessioned2018-08-23T12:56:22Z-
dc.date.issued2016-12-15-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Robson Raabi do. Análise das transformações do conceito de energia segundo a termodinâmica nos livros de física do ensino médio. 2016. 128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7448-
dc.description.resumoA Transposição Didática descreve as transformações por que passa um saber da comunidade científica para os programas e livros didáticos. A concepção de energia é importante na sociedade contemporânea, por isso utilizamos a questão de pesquisa: como ocorre o processo de Transposição Didática do conceito de energia do saber cientifico para os documentos nacionais de orientação curricular e para os livros didáticos de física direcionados ao ensino médio que foram selecionados pelo PNLD 2015? Utilizamos a análise documental para verificarmos como a energia foi transposta do saber sábio para os documentos nacionais de orientação curricular. Encontrando características epistemológicas, metodológicas e de formação que utilizamos para descrever o conceito de energia presente nos documentos. Escolhemos oito coleções de livros didáticos que foram selecionados pelo PNLD e distribuídos para as escolas públicas do Recife-PE. Realizamos diversas analises nos documentos oficiais e livros didáticos, entre elas a Análise Estatística Implicativa e de similaridade. Com base nas análises realizadas encontramos o caráter estruturador e essencial do conceito de energia e de transformações energéticas. Estabelecemos as características epistemológicas do conceito de energia nos documentos curriculares e nos livros didáticos encontrando uma distância adequada do saber a ser ensinado do saber sábio. Percebemos o aspecto estruturador do conceito de energia para o ensino de física, considerado o conceito mais importante da física escolar. Vimos também que aparecem três interações para o ensino de energia nos livros: a Interação Epistemológica, a Interação Sociocultural e a Interação para a Prática Científica Escolar.por
dc.description.abstractThe Didactic Transposition describes the transformations through which a knowledge of the scientific community passes for the programs and textbooks. The conception of energy is important in contemporary society, so we use the question of research: how does the process of Didactic Transposition of the concept of energy of scientific knowledge for the national documents of curricular orientation and for textbooks of physics directed to high school Which were selected by PNLD 2015? We use the documentary analysis to verify how the energy was transposed from scholarly knowledge to the national documents of curricular orientation. Finding epistemological, methodological and training characteristics that we use to describe the concept of energy present in documents. We chose eight collections of textbooks that were selected by PNLD and distributed to public schools in Recife-PE. We performed several analyzes in the official documents and didactic books, among them the Statistical Analysis Implicative and of similarity. Based on the analyzes carried out, we find the structuring of essential character of the concept of energy. We have established the epistemological characteristics of the concept of energy in curricular documents and textbooks, finding an adequate distance from the knowledge to be taught of scholarly knowledge. We perceive the structuring aspect of the concept of energy for the teaching of physics, considered the most important concept of school physics. We have also seen three interactions for energy teaching in the books: Epistemological Interaction, Sociocultural Interaction and Interaction for School Scientific Practice.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-08-23T12:56:22Z No. of bitstreams: 1 Robson Raabi do Nascimento.pdf: 3476628 bytes, checksum: 64ea0e36fdfe87839327c59f4a3b6aca (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-23T12:56:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Robson Raabi do Nascimento.pdf: 3476628 bytes, checksum: 64ea0e36fdfe87839327c59f4a3b6aca (MD5) Previous issue date: 2016-12-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTransposição didáticapor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectEnergiapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAnálise das transformações do conceito de energia segundo a termodinâmica nos livros de física do ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Robson Raabi do Nascimento.pdfDocumento principal3,4 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.