Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7440
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCONCEIÇÃO, Ana Paula Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5238316815953865por
dc.contributor.advisor1NOGUEIRA, Romildo de Albuquerque-
dc.contributor.advisor-co1OLIVEIRA, Maria Marly de-
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Maria Marly de-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Monica Lopes Folena-
dc.contributor.referee3OLIVEIRA, Gilvaneide Ferreira de-
dc.contributor.referee4LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro-
dc.date.accessioned2018-08-22T12:37:37Z-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Ana Paula Santos. Uso do texto de divulgação científica sobre nanobiotecnologia : possibilidades para uma prática interventiva interdisciplinar. 2016. 210 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7440-
dc.description.resumoA presente pesquisa destinou-se a analisar as possibilidades do uso dos Textos de Divulgação Científica (TDC) sobre Nanobiotecnologia na promoção de uma Prática Interventiva Interdisciplinares (PIIN). A pesquisa foi realizada com uma amostra de 13 licenciandos do curso de Ciências Biológicas da UFRPE. A prática Interventiva Interdisciplinar foi construída por meio de quatro momentos em sala de aula, na qual forma utilizados TDC com temáticas da Nanobiotecnologia, além de textos de livro e apresentação de slides com o propósito de fundamentar as bases dessa nova ciência. O instrumento metodológico usado foi a Sequencia Didática Interativa (SDI), para a coleta de concepções prévias e pós-PIIN fazendo o confronto entre ambas, possibilitando assim verificar os potenciais dos TDC na promoção de uma PIIN com temáticas da Nanobiotecnologia. Contruímos descritores que pudessem identificar e orientar uma PIIN segundo as orientações de Fazenda (2008; 2011). Na PIIN os licenciandos construíram TDC com base no manual de redação proposto por Vieira (2004). As concepções dos licenciandos sobre Nanotecnologia, a construção e implementação de uma Prática Interventiva Interdisciplinar usando o TDC e a produção de TDC pelos discentes foram investigados com a técnica de Análise de Conteúdo (AC) proposta por Bardin (2009). Assim, de acordo com os resultados obtidos nas análises, inferimos que o TDC possui potencial como material de apoio para a promoção de uma PIIN com abordagens da Nanobiotecnologia.por
dc.description.abstractThe present research was aimed at analyzing the possibilities of using the Scientific Dissemination Texts (TDC) on Nanobiotechnology in the promotion of an Interdisciplinary Interventional Practice (PIIN). The research was carried out with a sample of 13 graduates of the Biological Sciences course at UFRPE. The Interdisciplinary Interdisciplinary practice was built through four moments in the classroom, in which TDC with Nanobiotechnology topics were used, as well as book and slide presentation texts with the purpose of laying the foundatio ns of this new science. The methodological tool used was the Interactive Didactic Sequence (SDI), for the collection of previous conceptions and post-PIIN, making possible the verification of the potential of the BDD in the promotion of a PIIN with Nanobiotechnology topics. We constructed descriptors that could identify and guide a PIIN according to the guidelines of Fazenda (2008; 2011). In PIIN, the graduates built TDC based on the writing manual proposed by Vieira (2004). The conceptions of the graduates on Nanotechnology, the construction and implementation of an Interdisciplinary Intervention Practice using the TDC and the production of TDC by the students were investigated with the technique of Content Analysis (CA) proposed by Bardin (2009). Thus, according to the results obtained in the analyzes, we infer that the TDC has potential as a support material for the promotion of a PIIN with approaches of Nanobiotechnology.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-08-22T12:37:37Z No. of bitstreams: 1 Ana Paula Santos Conceicao.pdf: 4840382 bytes, checksum: ab857cdc0340fc7ab011bb5cfed33b7c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-22T12:37:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Paula Santos Conceicao.pdf: 4840382 bytes, checksum: ab857cdc0340fc7ab011bb5cfed33b7c (MD5) Previous issue date: 2016-02-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNanobiotecnologiapor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectTexto científicopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUso do texto de divulgação científica sobre nanobiotecnologia : possibilidades para uma prática interventiva interdisciplinarpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Paula Santos Conceicao.pdfDocumento principal4,73 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.