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dc.creatorSÁ, Risonilta Germano Bezerra de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6164731091247331por
dc.contributor.advisor1JÓFILI, Zélia Maria Soares-
dc.contributor.advisor-co1LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro-
dc.contributor.referee1CORREIA, Maria Tereza dos Santos-
dc.contributor.referee2AMARAL, Edênia Maria Ribeiro do-
dc.date.accessioned2016-11-23T14:33:45Z-
dc.date.issued2007-02-06-
dc.identifier.citationSÁ, Risonilta Germano Bezerra de. Um estudo sobre a evolução conceitual de respiração. 2007. 161 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5957-
dc.description.resumoEste estudo teve como ponto de partida a idéia de que a formação do conceito evolui respeitando o desenvolvimento biológico e social do indivíduo, podendo ser facilitada pela experiência escolar. O principal objetivo foi traçar um perfil da evolução do conceito de respiração entre estudantes de diferentes modalidades de ensino, a partir da identificação das representações conceituais e das dificuldades de aprendizagem envolvendo esse conceito. Mantivemos um diálogo constante com as teorias vygotskyana (sócio-interacionismo) e piagetiana (epistemologia genética), que explicam a formação de conceitos. Utilizamos ainda a noção de perfil conceitual desenvolvida por Mortimer, onde um único conceito pode estar contido em diferentes formas de pensar. Utilizamos como fonte de informação os dados colhidos em atividades, aplicadas a uma amostra de estudantes de 4ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, 3º ano do Ensino Médio, Licenciandos em Biologia e Mestrandos em Bioquímica. Obtivemos um perfil evolutivo do conceito de respiração, permitindo ver a convivência das concepções alternativas entre estudantes que vivenciaram um processo de ensino que trabalha essencialmente com concepções tidas como científicas. É possível perceber o movimento evolutivo a partir da agregação das concepções trabalhadas na escola com as já existentes no pensamento do indivíduo. Esse perfil pode ser um elemento facilitador na avaliação da prática docente e do currículo proposto para as diferentes modalidades de ensino, bem como servir como um instrumento de acompanhamento da aprendizagem do indivíduo.por
dc.description.abstractThis study had as a start point the idea of that the concepts formation it evolves respecting the biological and social development of the individual and can be facilitated by school experience. The main aim of this research was to outline a profile of breath concept evolution among students of different levels of schooling by identifying their conceptual representations and difficulties in learning this concept. We kept a constant dialogue between vygotskian (socio-interacionism) and piagetian (genetic epistemology) theories, which explain the concept formation. It was also utilized the notion of conceptual profile developed by Mortimer where a single concept can be hold in different ways of thinking. Data was collected from questionnaires applied to a sample of Year 4 and Year 8 pupils; secondary school pupils; biology undergraduate students and post-graduate biochemistry students. It was obtained an evolutive profile of breath concept, allowing observing the coexistence between students' alternative concepts and scientific concepts experienced in science classes. The results make possible to observe the evolution from the aggregation of the students' alternative conceptions with the scientific one worked in the school. This profile can be useful to evaluate teachers' performance, students' learning as well as the curriculum of different modalities of education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-11-23T14:33:45Z No. of bitstreams: 1 Risonilta Germano Bezerra de Sa.pdf: 4165662 bytes, checksum: 8c7c648d5f24ad28ff54493a4e2c4d26 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-23T14:33:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Risonilta Germano Bezerra de Sa.pdf: 4165662 bytes, checksum: 8c7c648d5f24ad28ff54493a4e2c4d26 (MD5) Previous issue date: 2007-02-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectRespiraçãopor
dc.subjectPerfil conceitualpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUm estudo sobre a evolução conceitual de respiraçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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