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dc.creatorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7874863774346301por
dc.contributor.advisor1FERREIRA, Helaine Sivini-
dc.contributor.advisor-co1LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro-
dc.contributor.referee1CORREIA, Maria Tereza dos Santos-
dc.contributor.referee2SILVA, Suely Alves da-
dc.date.accessioned2016-11-23T14:10:57Z-
dc.date.issued2006-02-24-
dc.identifier.citationNEVES, Ricardo Ferreira das. A interação do ciclo da experiência de Kelly com o círculo hermenêutico-dialético, para a construção de conceitos de biologia. 2006. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5955-
dc.description.resumoNesta pesquisa investiga-se o uso de uma temática contemporânea, os bioplásticos (ou plásticos verdes), como elemento de contextualização, buscando favorecer a construção dos conceitos de degradação, biodegradação e decomposição. Os alunos do Ensino Médio apresentam dificuldades na construção desses conceitos, possivelmente porque eles envolvem alguns fenômenos em nível molecular que exigem grande capacidade de abstração dos alunos e também, porque os aspectos que diferenciam esses processos entre si são bastante sutis. Os bioplásticos são bastante adequados nesse tipo de intervenção, visto que podem ser facilmente confeccionados nos laboratórios da escola, ou mesmo em sala de aula e, por terem um tempo de vida útil relativamente curto, possibilitam a observação in loco dos processos de degradação, biodegradação e decomposição. Os pressupostos teóricos deste trabalho foram a Teoria dos Construtos Pessoais, em particular o Ciclo da Experiência, e a metodologia hermenêutica-dialética. O uso conjunto desses aportes permitiu a estruturação da metodologia, a coleta de dados e o acompanhamento dos processos cognitivos dos alunos durante os processos de aprendizagem. Os resultados indicam que inicialmente os alunos tiveram dificuldades com questões relacionadas à terminologia, à explicação dos processos de degradação, biodegradação e decomposição e à percepção dos fenômenos na escala micro. Contudo, as concepções finais dos mesmos (individuais e coletivas) foram significativamente alteradas de forma que os conceitos de degradação, biodegradação e decomposição, explicitados por eles, se encontram muito próximos das definições científicas formais encontradas na literatura da área.por
dc.description.abstractThe students of high school present difficulties in the construction of these concepts. It is believed that such fact happens for two reasons: the first one is because those concepts involve some phenomena in molecular level that demands a great capacity of the students to abstract and second one is because the aspects differentiate one process from another are quite subtle. This research intends to investigate the use of the contemporary bioplastics theme, know as green plastics, as an element to give context to the degradation, biodegradation and decomposition concepts construction. The bioplastics are quite appropriate to that kind of intervention, because they can be easily handmade at school laboratories and there is also the possibility of studying degradation, biodegradation and decomposition processes in loco, once this material has a relatively short life time. The theoretical presuppositions of this work were the Theory of Personal Constructs and hermeneutic-dialectic methodology. The united use of these contributions allowed the methodology structuring, the data collection and the attendance of the students' cognitive processes during the learning processes. .The analysis of the initial results indicates that students had difficulties in use an appropriated terminology to explain the processes, as well to perceive the phenomenon that happens in an abstract scale. However, their conceptions were significantly altered and the degradation, biodegradation and decomposition final concepts were very close to the formal scientific definitions found in the area literature.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-11-23T14:10:57Z No. of bitstreams: 1 Ricardo Ferreira das Neves.pdf: 891762 bytes, checksum: 6cb62632e0804d7e0292090808c7e6ff (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-23T14:10:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ricardo Ferreira das Neves.pdf: 891762 bytes, checksum: 6cb62632e0804d7e0292090808c7e6ff (MD5) Previous issue date: 2006-02-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBioplásticopor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA interação do ciclo da experiência de Kelly com o círculo hermenêutico-dialético, para a construção de conceitos de biologiapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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