Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5936
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Michelle Garcia da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2417366234834065por
dc.contributor.advisor1AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do-
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Magnólia Fernandes Florência de-
dc.contributor.referee2FERREIRA, Helaine Sivini-
dc.contributor.referee3JÓFILI, Zélia Maria Soares-
dc.date.accessioned2016-11-22T14:44:08Z-
dc.date.issued2011-10-14-
dc.identifier.citationSILVA, Michelle Garcia da. A Pesquisa em ensino de biologia no programa de pós-graduação em ensino de ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco : características e contribuições no período de 2003 a 2009. 2011. 168 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5936-
dc.description.resumoO estudo assume, essencialmente, a característica de um estudo de revisão bibliográfica, tendo por objetivo analisar as contribuições do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEC/UFRPE) para o ensino de Biologia, tomando como referência as dissertações desenvolvidas no programa na área. Para cumprir com tal objetivo foram selecionadas 41 dissertações sobre Ensino de Biologia defendidas no (PPGEC/UFRPE) no período de 2003 até 2009. A análise é desenvolvida com base em alguns descritores do Centro de Documentação em Ensino de Ciências (CEDOC) – Ano da defesa, Autor e orientadores, Nível de ensino e Foco temático – e em outros descritores escolhidos por nós – Gênero do trabalho acadêmico, Procedimentos de Pesquisa, Estratégias didáticas e Subárea da Biologia. Os resultados são apresentados de modo a explicitar dados sobre o panorama geral da pesquisa em Ensino de Biologia desenvolvida no PPGEC/UFRPE no período estudado comparando-o com o panorama da pesquisa nacional na área, ou seja, traçando semelhanças, limites e possibilidades daquela pesquisa com essa última. Assim, constatou-se que as características da pesquisa em Ensino de Biologia no PPGEC/UFRPE no período analisado estão em consonância com aquelas da pesquisa nacional na área, embora o programa apresente certas particularidades que são reflexos do seu processo de constituição.por
dc.description.abstractThe study assumes substantially the characteristic of a bibliographic review, in order to analyze the contributions of the Graduate Program in Science Education, at Federal Rural University of Pernambuco (PPGEC / UFRPE) for biology teaching, using as reference the thesis developed in the program area. To achieve this purpose were selected on 41 dissertations defended in the Teaching of Biology (PPGEC / UFRPE) from 2003 until 2009.The analysis is developed based on certain descriptors of the Documentation Centre in Science Teaching (CEDOC) - Year of the defense, Author and advisors, level of education and thematic focus - and other descriptors chosen by us - Gender of academic work, Procedures of Research, teaching strategies and Biology Subarea. The results are presented in order to clarify data on the overview of the research developed in the Teaching of Biology PPGEC / UFRPE during the studied period compared with the panorama of national research in this area, that is, tracing similarities, limits and possibilities of that research with the latter. Thus, it was observed that the characteristics of research in Teaching of Biology PPGEC/ UFRPE in the examined period are in accordance with those of national research in the area, although the program displays certain characteristics that are reflections of their process of formation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-11-22T14:44:08Z No. of bitstreams: 1 Michelle Garcia da Silva.pdf: 2162575 bytes, checksum: 044e6269ec85109fabd9f3b3a8d9412d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-22T14:44:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Michelle Garcia da Silva.pdf: 2162575 bytes, checksum: 044e6269ec85109fabd9f3b3a8d9412d (MD5) Previous issue date: 2011-10-14eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPropostas metodológicaspor
dc.subjectPesquisa em ensino de biologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectTeaching of biologypor
dc.subjectResearch in biology teachingpor
dc.subjectMethodological proposalspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA Pesquisa em ensino de biologia no programa de pós-graduação em ensino de ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco : características e contribuições no período de 2003 a 2009por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Michelle Garcia da Silva.pdfDocumento principal2,11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.