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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGALVÃO, Maria Aleir Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9201616198447185por
dc.contributor.advisor1JÓFILI, Zélia Maria Soares-
dc.contributor.referee1BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa-
dc.contributor.referee2MENEZES, Josinalva Estácio-
dc.contributor.referee3ARAÚJO, Cláudia Roberta de-
dc.date.accessioned2016-11-16T14:42:35Z-
dc.date.issued2006-02-21-
dc.identifier.citationGALVÃO, Maria Aleir Ribeiro. Objetivos e ações no ensino da matemática : investigando a coerência e os níveis de complexidade avaliados. 2006. 99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5917-
dc.description.resumoNeste trabalho, investigamos a coerência entre objetivos e ações do professor no Ensino de Matemática, tendo como lastro teórico a taxionomia de Bloom, mais precisamente, no que se refere aos níveis de complexidade das operações mentais. A amostra contempla um universo de quatro professores e quatro turmas da 2ª etapa do ensino fundamental. Consideramos como objeto de estudo a relação entre as intenções docentes e as ações solicitadas aos alunos, tanto durante as aulas, no processo de construção do conhecimento, quanto nos testes de verificação de aprendizagem. Tomamos para estudo o conteúdo Operações no campo dos números naturais (N), inteiros relativos (Z), racionais (Q) e reais (R) para a 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries, respectivamente. Como metodologia, a pesquisa extrapolou a dimensão quantitativa, adentrando pela pesquisa qualitativa, cujo foco é a descrição e a interpretação do processo. Os resultados indicam que há coerência entre as intenções explicitadas nos objetivos, pelos professores e as ações solicitadas aos alunos, embora, sinalizem para o baixo nível das operações mentais a que os nossos alunos são submetidos. Constatamos ainda que os professores não têm atentado para a necessidade e importância de trabalhar os diferentes e crescentes níveis de complexidade das operações mentais como forma de auxiliar o aluno a melhor situar-se e articular-se no processo de construção do conhecimento. Este estudo sinalizou a probabilidade do professor melhor conduzir o processo de ensino quando ele conhece o desenvolvimento cognitivo do aluno.por
dc.description.abstractThis study aims to investigate the coherence between Mathematics teacher’s objective and action based on Bloom’s taxonomy precisely the levels of complexity in mental operations. The sample involved four teachers and four middle school classrooms. The aim of the study is the relationship between the teacher’s aim and the timing requested to the pupils both during the lessons and the examination. The chosen content was the operations in the field of natural numbers (N), relative entire numbers (Z), rational numbers (Q) and real numbers (R) to the5th, 6 th, 7 th and 8 th grade respectively. The focus of the research is the description and interpretation of the process through a quantitative-qualitative methodology. The results show that there is coherence, between the intentions shown in the teacher’s aims and the actions asked to the pupils but the level of mental operations is low. The teachers haven’t attempted to the necessity and importance of teaching the different and increasing levels of complexity in the mental operations as the way of helping the pupil to take part in the process of knowledge construction. This study points out the teacher’s probability of better improving the teaching process as much as they know the pupil’s cognitive development.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-11-16T14:42:35Z No. of bitstreams: 1 Maria Aleir Ribeiro Galvao.pdf: 1624831 bytes, checksum: dcbd1dee6e04aa5c183a6c8e794055d9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-16T14:42:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Aleir Ribeiro Galvao.pdf: 1624831 bytes, checksum: dcbd1dee6e04aa5c183a6c8e794055d9 (MD5) Previous issue date: 2006-02-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectOperações mentaispor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectTeaching of mathematicseng
dc.subjectMental operationseng
dc.subjectBasic educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleObjetivos e ações no ensino da matemática : investigando a coerência e os níveis de complexidade avaliadospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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