Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5887
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNÓBRIGA, José Cássio Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3101261113805428por
dc.contributor.advisor1BELLEMAIN, Franck Gilbert René-
dc.contributor.referee1MUNIZ, Cristiano Alberto-
dc.contributor.referee2FERREIRA, Verônica Gitirana Gomes-
dc.contributor.referee3BASTOS, Heloísa Flora Brasil Nóbrega-
dc.date.accessioned2016-11-08T13:17:44Z-
dc.date.issued2007-07-30-
dc.identifier.citationNÓBRIGA, José Cássio Costa. Explicitação de antecipações de professores para formação em geometria num contexto de EAD. 2007. 169 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5887-
dc.description.resumoNeste trabalho, buscamos investigar os efeitos de um método para a explicitação das antecipações das práticas pedagógicas de professores de matemática. Tal técnica foi aplicada com 4 professores, trabalhando em duplas. As antecipações podem ser úteis para formadores e pesquisadores no sentido de compreender melhor as metodologias e identificar elementos de análise a priori dos professores. Buscamos integrar a situação de explicitação das antecipações dos professores com as fases de Reflexão do Ciclo da Prática Pedagógica de Shön (1992). Como estávamos interessados em observar alguns elementos de formação numa situação de EaD e também identificar contribuições e limites de um ambiente de EaD para a explicitação e documentação das antecipações, buscamos integrar a idéia à Teoria do Estar Junto Virtual, como espaço formativo. Assim, a idéia básica foi solicitar que um professor elaborasse uma situação de ensino para outro aplicar. Tal situação deveria ser sobre o estudo das Simetrias através da Geometria Dinâmica. A análise dos resultados indicam que a técnica permitiu maior explicitação das antecipações dos professores, trazendo contribuições para o desenvolvimento das fases de reflexão do Ciclo da Prática Pedagógica.por
dc.description.abstractIn this paper, we seek to investigate the effects of a technique used for explaining or predicting pedagogical practices by mathematics teachers. This technique was applied with four teachers, working in pairs. These predictions may be useful for educators and researchers, allowing them to better understand the different methodologies and identify teachers' initial analysis elements. We sought to integrate this situation of explaining teachers' predictions with the Reflection stages of the Shön (1992) Pedagogical Practical Cycle. As we were interested in observing some formative elements in a long-distance teaching situation, as well as identify contributions and limits pertaining to a long distance teaching environment for explaining and documenting these predictions, we sought to integrate the idea to the Being Virtually Together Theory, used as an underlying basis. As such, the basic idea was to request that a teacher create a teaching situation for another teacher to implement. This situation should be about the study of Symmetries through Dynamic Geometry. Result analysis indicates that the technique allowed for a better explanation of teachers' predictions, thus contributing to the development of the Reflection phases of the Pedagogical Practice Cycle.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-11-08T13:17:44Z No. of bitstreams: 1 Jorge Cassio Costa Nobriga.pdf: 2556162 bytes, checksum: 9657fe15b9d52d7804bd8379c198d716 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-08T13:17:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jorge Cassio Costa Nobriga.pdf: 2556162 bytes, checksum: 9657fe15b9d52d7804bd8379c198d716 (MD5) Previous issue date: 2007-07-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectProfessor de matemáticapor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleExplicitação de antecipações de professores para formação em geometria num contexto de EADpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jorge Cassio Costa Nobriga.pdfDocumento principal2,5 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.