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http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5809
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O Projeto Político Pedagógico e os Princípios que fundamentam a formação continuada dos Professores de Ciências |
Autor: | RÊGO, Ana Rita Franco do |
Primeiro orientador: | BARBOSA, Rejane Martins Novais |
Primeiro coorientador: | ALMEIDA, Maria Ângela Vasconcelos de |
Primeiro membro da banca: | PORTO, Zélia Granja |
Segundo membro da banca: | SILVA, Rosane Maria Alencar da |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo analisar os Projetos Político Pedagógico (PPP) de três escolas públicas estaduais do município do Carpina/PE, identificando aspectos relacionados à sua construção; a interdisciplinaridade; a contextualização e a formação continuada de professores de Ciências e como são concebidos por alguns atores sociais. Participaram doze atores sociais - três gestores, três educadores de apoio e seis professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas com esses atores; analisados os PPP das escolas e os documentos de política e prescrição curricular da educação nacional e estadual. Os resultados apontam para a necessidade do Projeto Político Pedagógico ser construído pela comunidade escolar, representando a concepção de educação dessa comunidade e ser vivido por ela. Assim, é necessário que os atores sociais, dessas escolas, repensem a forma como vêem os PPP e se aprofundem em discussões teóricas e práticas sobre os conceitos que os fundamentam. Como também, que as escolas contemplem como uma ação prevista em seu PPP formação continuada para professores de ciências. |
Abstract: | This work aimed to analyze the Political-Pedagogical Projects (PPP) of three state schools from the municipal district of Carpina/PE, trying to identify aspects related to its construction; the interdisciplinary; the contextualization and the science teachers professional development and how they are understood by some social actors. Twelve social actors participated – three managers, three support educators and six science teachers from initial years of middle school. To collect data interviews with these actors were realized; analyzed the PPP of schools and the political and prescription curricular documents of national and state education. The results point to the necessity of the PPP construction by school community, representing the education conception of this community and been lived by it. So, it is necessary that the social actors of these schools rethink the way they see the PPP and deepen in theoretical and practical discussions about the concepts in which it is based. Also, that the schools contemplate science teacher professional development as an action expected in their PPP. |
Palavras-chave: | Formação continuada Formação de professores Professor de ciências Projeto político pedagógico |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal Rural de Pernambuco |
Sigla da instituição: | UFRPE |
Departamento: | Departamento de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências |
Citação: | RÊGO, Ana Rita Franco do. O Projeto Político Pedagógico e os Princípios que fundamentam a formação continuada dos Professores de Ciências. 2009. 115 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5809 |
Data de defesa: | 20-Fev-2009 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino das Ciências |
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