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dc.creatorSILVA, Ana Paula Bezerra da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6321763081825208por
dc.contributor.advisor1MENEZES, Josinalva Estácio-
dc.contributor.referee1BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa-
dc.contributor.referee2BASTOS, Heloisa Flora Brasil Nóbrega-
dc.contributor.referee3JÓFILI, Zélia Maria Soares-
dc.date.accessioned2016-10-21T12:51:28Z-
dc.date.issued2008-01-08-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Paula Bezerra da. Resolução de problemas aditivos de ordem inversa: proposta de ensino em contexto significativo de jogo por meio de um suporte representacional. 2008. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5807-
dc.description.resumoNesta pesquisa, de caráter experimental, analisamos a contribuição de uma metodologia de ensino para o aprimoramento na compreensão dos alunos ao resolverem Problemas Aditivos de Ordem Inversa, baseada nas referências da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, focando em especial as Estruturas Aditivas. O universo da pesquisa foi constituído por alunos de uma 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal em Carpina- PE. Foram selecionados 24 alunos que apresentavam dificuldades no cálculo relacional, divididos em quatro grupos que participaram de atividades de intervenção diferenciadas: G1 – uso do diagrama; G2 – uso do jogo Carta Misteriosa (criado pela pesquisadora); G3 – uso do jogo Carta Misteriosa mais diagrama; G4 – grupo de controle. Os alunos responderam a um pré-teste composto por problemas de valor inicial desconhecido e de transformação desconhecida, nas situações de acréscimo e decréscimo. Terminada a etapa das atividades de intervenção, os alunos responderam a um pós-teste com problemas análogos aos do pré-teste. Os resultados da análise dos dados, quantitativos e qualitativos, indicaram diferenças de desempenho dos grupos no pós-teste, apontando como melhor resultado o grupo G3 que teve uma intervenção com ênfase no contexto significativo de jogo, mais uma representação simbólica de suporte – diagrama. Como principal contribuição desta pesquisa, ressaltamos a necessidade dos professores oportunizarem aos alunos uma diversidade maior de situações e recursos representacionais que os ajudem a compreender e a desenvolver o raciocínio aditivo, buscando desenvolver um trabalho matemático significativo e interativo (como a proposta de um jogo), aliado ao uso de diferentes formas de representação simbólica.por
dc.description.abstractBy means of this experimental character research, the contribution of a teaching methodology developed was analyzed in order to foster a better student’comprehension of inverse order adding problem, based on Gérard Vergnaud’s Conceptual Fields Theory, focusing especially Adding Structures. The research corpus was made up of a fourth grade group of students, from an elementary school municipality system in the city of Carpina-PE. Twenty four students were selected who faced difficulties in relational calculus. Those students were divided into four distinct experimental groups that participated of diverse intervenient tasks: G1 – used math diagrams; G2 – used Carta Misteriosa game (search creation); G3 – used math diagrams and Carta Misteriosa game; G4 – controlled group. The students answered a pre-testing sample composed of problems whose initial values were unknown and unknown transformation problems, in situations of increasing and decreasing. Once the stage of intervenient tasks was done, students answered a post-testing with analogous problems as in the pre-testing. The results of data analysis, quantitative and qualitative, have indicated different performances within groups analyzed in the post-testing, thus, pinpointing that the group G3 with better scores was the one that went through a more meaningful contextualizing game intervention in addition to supportive symbolic representation systems – math diagram. The main contribution of this study emphasizes the necessity that teachers should create opportunities, so that students, get to know a better variety of situational and resource representations that will help students understand and develop the adding reasoning skills. All in all, based on this study, teachers can develop a math project which may turn classes into a more significant and interactive (as the game here indicated) tool through applying distinct forms of symbolic representation systems.eng
dc.description.provenanceSubmitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-10-21T12:51:28Z No. of bitstreams: 1 Ana Paula Bezerra da Silva.pdf: 887637 bytes, checksum: 976e8459e6530d2a1be94471e1e84c4f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-21T12:51:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Paula Bezerra da Silva.pdf: 887637 bytes, checksum: 976e8459e6530d2a1be94471e1e84c4f (MD5) Previous issue date: 2008-01-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectJogo matemáticopor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleResolução de problemas aditivos de ordem inversa: proposta de ensino em contexto significativo de jogo por meio de um suporte representacionalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

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