Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5417
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMIRANDA, Ana Célia de Brito-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5967823659104735por
dc.contributor.advisor1JÓFILI, Zélia Maria Soares-
dc.contributor.advisor-co1LEÃO, Ana Maria dos Anjos Carneiro-
dc.contributor.referee1PEDROSA, Maria Isabel Patrício de Carvalho-
dc.contributor.referee2LESSA, Mônica Maria Lins-
dc.date.accessioned2016-08-22T13:08:00Z-
dc.date.issued2009-06-30-
dc.identifier.citationMIRANDA, Ana Célia de Brito. Alfabetização ecológica e formação de conceitos na educação infantil através de atividades lúdicas. 2009. 150 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.por
dc.identifier.urihttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5417-
dc.description.resumoEste estudo teve como ponto de partida a idéia de que a ludicidade pode se constituir em valiosa ferramenta para apoiar a alfabetização ecológica e a formação de conceitos científicos em crianças. O trabalho foi desenvolvido na educação infantil com crianças na faixa etária entre 4-5 anos. Foram identificados os significados apresentados por elas sobre os conceitos de teia alimentar durante a realização de uma seqüência didática abordando o tema através de um diálogo constante entre as dimensões do ser criança, da vivência do lúdico e do ser parte integrante da natureza. Para a coleta de dados foram utilizados diversos instrumentos de natureza lúdica como teatro, jogos, desenhos e, também, entrevistas. Constatou-se uma influência positiva geral das atividades lúdicas desenvolvidas no estímulo ao envolvimento e curiosidade das crianças despertando a observação, a atenção e a imaginação e no desenvolvimento da expressão oral e escrita com ampliação do vocabulário. De forma mais específica observou-se que as crianças que participaram de todas as atividades propostas (Grupo I) tiveram desempenho ligeiramente superior quanto à idéia de cadeia alimentar do que as crianças que participaram de apenas parte das etapas (Grupos II e III). Constatou-se, também, que as crianças que possuíam conhecimentos anteriores sobre a alimentação dos animais avançaram mais rapidamente na compreensão da cadeia alimentar. Embora a compreensão do conceito científico de teia alimentar não tenha ultrapassado o estágio de complexo em cadeia da fase de pensamento por complexo, estabelecido por Vygotsky, obteve-se uma evolução quanto à alfabetização ecológica descrita por Fritjof Capra, pois o grupo desenvolveu a percepção de pertencer à teia, sensibilizando-se com a importância do cuidado com os animais para preservar a vida.por
dc.description.abstractThe point of departure for this study is the idea that play can be a valuable tool to support ecologic literacy and the construction of scientific concepts in children. The work was developed in an elementary school with children ages 4-5 years. The study identified meanings presented by the children concerning concepts about the food chain taught in a didactic sequence on the theme, employing a constant dialogue between the following dimensions: the child as being, playlife, and being an integral part of nature. For the collection of data, the study employed diverse instruments of a ludic nature, such as theatre, games, drawings, and interviews. The study showed a generally positive influence of ludic activities developed in the stimulation of involvement and curiosity of children—awakening observation, attention and imagination—and the development of oral and written expression through vocabulary building. More specifically, the study observed that the children who participated in all of the proposed activities (Group I) demonstrated a slightly superior performance related to the food chain concept than children who participated in only some of the steps (Groups II and III). Concerning the food chain concept, the study observed that some children, who already had some prior knowledge about the feeding of animals, presented greater advances in comprehending the concept. Although the scientific concept of the food chain had not passed the stage complex chain phase of thought by complex according to the ideas and the steps of Vygotsky, some evolution of ecologic literacy, as described by Fritjof Capra, was obtained because the kindergarteners developed a perception of belonging to the food chain, becoming aware of the importance of caring for animals in order to preserve life.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2016-08-22T13:07:59Z No. of bitstreams: 1 Ana Celia de Brito Miranda.pdf: 2849367 bytes, checksum: 9b7c7170c3eefc604f3f683265771032 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-22T13:08:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Celia de Brito Miranda.pdf: 2849367 bytes, checksum: 9b7c7170c3eefc604f3f683265771032 (MD5) Previous issue date: 2009-06-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural de Pernambucopor
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFRPEpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino das Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectLudicidadepor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAlfabetização ecológica e formação de conceitos na educação infantil através de atividades lúdicaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino das Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Celia de Brito Miranda.pdfDocumento principal2,78 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.