PPG em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância : [87] Visualizar estatísticas
Para ter acesso aos textos completos, escolha abaixo a Coleção desejada.
Novos documentos depositados
A formação dos docentes para o uso pedagógico das tecnologias digitais da informação e da comunicação no ambiente escolar da rede pública municipal de ensino de Timon - MA
A formação dos docentes para o uso das tecnologias digitais no universo da rede pública é um desafio a ser superado e que trará colaborações significativas para a prática docente e a aprendizagem eficaz dos discentes. Esta pesquisa procurou analisar a formação dos docentes para o uso pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) no ambiente escolar da Rede Pública Municipal de Ensino de Timon-MA, além de investigar a percepção dos docentes sobre a importância da ut...
A educação a distância e as ações afirmativas no ensino superior: interfaces dialógicas entre percepções de gestores, discentes e lideranças quilombolas
Presente nas universidades públicas e privadas a Educação a Distância - EAD tem potencializado o acesso de um número expressivo de grande parte população brasileira à educação. Os estudos atuais mostram isso, a literatura abarca a expansão da modalidade nos seus diversos níveis de formação no Brasil. A EAD quando associada às Políticas de Ação Afirmativa, representa uma ferramenta de acesso à Educação Superior potencial, bem como a inclusão e a mobilidade social de grupos, como os grupos sub-...
Núcleos Docentes Estruturantes da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco: validação das bibliografias básicas e complementares dos Projetos Pedagógicos dos Cursos
No contexto da Lei do Sistema Nacional de Avaliação Superior (SINAES), Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, os Instrumentos de avaliação de cursos de graduação, publicados em 2017, atribuíram ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) a responsabilidade de referendar a adequação das bibliografias básicas e complementares contidas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação (PPC). Nessa perspectiva, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar o processo adotado pelos Núcleos Docentes Est...
Proposição de artefatos e atividades para o ensino e aprendizagem do pensamento computacional junto aos licenciandos em Computação
Pensamento algorítmico, reconhecimento de padrões, decomposição e abstração são termos que estruturam as estratégias do Pensamento Computacional e são apresentados neste trabalho como novas habilidades que podem ser desenvolvidas por alunos e professores que buscam inserir na educação básica outras possibilidades de aprendizagem. Um ensino voltado para o século XXI, onde as tecnologias digitais estão tão presentes e que o uso ativo dos sistemas computacionais também envolve entender os princí...
Multiletramento e multimodalidade na prática pedagógica: uma análise da disciplina de Gêneros Textuais e Ensino da Língua Portuguesa do curso de graduação de Licenciatura em Letras no AVA-UAEADTEC- UFRPE
Esta dissertação teve como objetivo analisar como a Pedagogia dos Multiletramentos e a Multimodalidade estão presentes na disciplina de Gêneros Textuais e Ensino da Língua Portuguesa do curso de Licenciatura em Letras nos semestres 2019.1, 2019.2, 2020.1, 2020.2, 2021.1 e 2021.2, no AVA da UAEADTec - UFRPE. Na análise, procuramos verificar como a linguagem multimodal e os recursos semióticos estão disponibilizados na estrutura da disciplina e como a Pedagogia dos Multiletramentos está inserid...
A educação a distância em ambientes corporativos: o ambiente tecnológico na formação de gestores e sua contribuição para a eficiência e transparência na construção de licitações e contratos públicos
Esta pesquisa emerge do interesse em analisar como os cursos de licitação e contratos para a gestão pública na modalidade da educação a distância (EaD), têm contribuído para a formação e qualificação de equipes de Licitações e Contratos nas gestões públicas. Para tanto objetivou-se investigar a percepção de gestores e colaboradores de prefeituras dos municípios dos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão quanto a EaD como modalidade de capacitação em licitações e contratos públicos, pois a transpa...
Ensinando a olhar: a fotografia como método visual de ensino na EaD
Esta pesquisa tem como tema a alfabetização visual com enfoque analítico a partir do exercício da observação do observável de mensagens visuais e o estudo mais aprofundado da alfabetização visual para a Educação a Distância. A dissertação toma como aporte teórico as noções de linguagem visual, os conceitos de conotação e denotação (semiótica) de Barthes; os Princípios da Gestalt (ARNHEIM, 2002; GOMES FILHO, 2014) e da aplicação desses conceitos teóricos em minicurso aplicado e nos produtos fi...
Desenvolvimento e avaliação de um painel com dados educacionais abertos do Enem
O Instituto de Estudos e Pesquisas em Educação - Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação e Cultura, disponibiliza um grande volume de dados educacionais abertos todos os anos, dados estes de diversos segmentos, desde a educação básica até o nível superior. Os autores (FERREIRA; RODRIGUES; SOUZA, 2021) destacam o cenário brasileiro quanto às pesquisas com dados educacionais abertos. Estes analisaram os trabalhos acadêmicos entre os anos de 2010 até 2021, de modo que é possível obter i...
Letramento digital na educação a distância: interfaces com a formação de professores
A relação entre linguagem, tecnologias e educação é bem recente e tem sido motivo de investigação de diferentes pesquisas, porque, atualmente, há geração de nativos digitais – crianças que tiveram acesso à tecnologia desde muito cedo. Muitas delas aprendem quando interagem com as informações, os ambientes de colaboração, e também quando criam conteúdo. Nesse contexto, como os professores podem interagir com os alunos nesta Era Digital, em espaços pedagógicos de aprendizagem, construídos a par...
Formação continuada dos docentes da Faculdade IESM em Timon - MA: possibilidades e desafios na educação a distância
A Faculdade Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM), em Timon - MA, vem procurando adequar seu plano de formação docente da modalidade presencial para o formato em Educação a Distância (EaD). Esta pesquisa consiste em uma investigação qualiquantitativa que busca: (a) identificar as necessidades de formação/atualização dos docentes do IESM e suas dificuldades na utilização dos recursos tecnológicos e da Plataforma Moodle; (b) sensibilizar os professores para a necessidade de atualização q...
O curso de Polícia Comunitária da Rede EAD SENASP e a mudança da percepção do policial militar em relação à sociedade
Não existe mais dúvidas de que o futuro da educação a distância já chegou, e chegou também para a segurança pública, através da criação da Rede Virtual EAD SENASP. Ela patrocina quase uma centena de cursos, incluindo o Curso de Polícia Comunitária. Ele objetiva a capacitação de policiais militares na Filosofia de Polícia Comunitária. Conforme informado pela tutoria máster da SENASP, em Pernambuco, 4.898 (quatro mil oitocentos e noventa e oito) policias militares do estado já participaram dest...
Gestão estratégica da educação: a implantação da educação a distância (EAD) na Faculdade IESM de Timon - MA
A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino que tem se expandido nos últimos anos, em decorrência das demandas da sociedade contemporânea, tanto no campo econômico, como no social, político e educacional. Portanto, com o advento das tecnologias de informação e comunicação, emergem novas formas de ensinar e aprender. Neste cenário de constantes mudanças, esta investigação analisa o processo de implantação e consolidação da educação a distância na Faculdade Instituto de Ensino Super...
Educação a Distância Aberta no Ensino Superior: dialogando com processos de implementação de políticas institucionais para Recursos Educacionais Abertos (REA)
A Educação a Distância Aberta pode ser entendida como a fusão entre uma modalidade educacional atemporal e não-espacial e os preceitos de um movimento filosófico e antropológico que reúnem diversas flexibilidades e liberdades nos dotes educacionais. Atualmente, esse conceito converge com a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), a criação de metodologias inovadoras e o uso/produção de recursos e práticas educacionais abertas, oportunizando um processo mais cola...
Fatores motivadores da evasão no ensino a distância: um estudo de caso para uma IES privada do Recife/PE
A modalidade de Educação a Distância (EaD) vem crescendo exponencialmente no mundo, e no Brasil esse cenário não é diferente. O uso de ferramentas de aprendizagem virtual e de metodologias ativas de ensino têm potencializado a interação síncrona e assíncrona e isso vem atraindo cada vez mais um público interessado na formação superior ou no aperfeiçoamento profissional. No entanto, apesar dessa fase crescente, essa modalidade tem apesentado índices preocupantes de evasão que estão relacionado...
Ensino híbrido: potencialidades e limitações na perspectiva do ensino superior
A pandemia decorrente da Covid-19 acelerou e evidenciou a necessidade de incorporação das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Essa conclusão não é inédita, uma vez que diversos educadores como Valente (2015), Horn e Staker (2013), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Moran (2018) já apontavam o ensino híbrido ou blended learning como a maior tendência educacional para este século. O ensino híbrido considera que existem diferentes formas de ensino-aprendizagem, logo, não...
Formação docente via educação a distância: a sala de aula invertida em conexão com as demandas pedagógicas da EJA
A Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino regulamentada pela LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/1996. Processos de formação docente são essenciais para o repensar de metodologias de ensino em sintonia com as demandas de aprendizagem dos sujeitos da EJA. Com os avanços tecnológicos e as características da cultura digital, a sala de aula é reconfigurada e as discussões sobre Metodologias Ativas revelam-se frequentes. A Sala de Aula Invertida apresenta-se ...
Instrumentos de avaliação da aprendizagem na educação superior: interfaces com as concepções de docentes nos cenários da educação a distância e do ensino remoto
A avaliação da aprendizagem na Educação Superior configura-se como temática relevante, principalmente, quando visualizamos os desafios enfrentados pelos docentes no cenário da pandemia de Covid-19. Neste contexto, reflexões sobre abordagens e instrumentos avaliativos tornaram-se necessárias, tendo em vista redimensionamentos de processos de ensino e aprendizagem mediados pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). A expansão de ferramentas tecnológicas, que dão suporte às p...
Facebook em práticas pedagógicas articuladas à aprendizagem móvel (M-learning): uma proposta de aplicação na formação aberta de docentes
Esta pesquisa aborda a utilização da rede social Facebook como Ambiente Virtual de Aprendizagem Móvel - AVAM, para a formação continuada de professores e educadores, mediada por tecnologias móveis, numa perspectiva de aprendizagem móvel, on-line e a distância. Pretende-se compreender de que forma essa rede social pode contribuir para o processo de aprendizagem dos participantes e que, numa perspectiva humanista da educação, pode fortalecer o aprendizado. Busca-se analisar essa rede como um es...
Materiais didáticos do Programa EAD Pernambuco: implicações de práticas de linguagem na evasão de cursos técnicos na modalidade a distância
A Educação a Distância (EaD) revela características específicas para apoiar processos de ensino e aprendizagem mediados por tecnologias, a exemplo da produção de materiais didáticos em sintonia com as demandas dos discentes. No cenário brasileiro da EaD, devido a problemas financeiros, além da falta de inclusão digital, grande parte dos estudantes tem acesso, predominantemente, ao material didático impresso, como ocorre no contexto dos cursos técnicos a distância do Programa EaD Pernambuco. A...
A educação corporativa a distância na capacitação de empreendedores de pequenas empresas na cidade de Recife - PE
O ambiente empresarial marcado pela competitividade acirrada vem sofrendo constantes mudanças, especialmente em função da transformação digital. A resposta adequada a esse ambiente passa pelas pessoas, por isso, desenvolvê-las nas competências gerenciais torna-se de primordial importância. Assim, surge a Educação Corporativa a Distância (ECAD) para alinhar a capacitação dos sócios e gerentes aos objetivos das pequenas empresas. Um dos motivos detectados por pesquisas do SEBRAE para a elevada ...
- 87 EDUCACAO
- 87 UFRPE
- 87 Dissertação