UFRPE. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia : [140] Visualizar estatísticas
Aqui estão disponíveis as Dissertações produzidas pelos Programas de Pós-Graduação.
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Novos documentos depositados
A identidade mestiza enraizada nas fronteiras entre ‘‘To live in the bordelands means you’’ de Gloria Anzaldúa e ‘‘Rooting’’ (the sun and her flowers) de Rupi Kaur
A noção de identidade parece sempre acompanhar e desestabilizar a humanidade. Particularmente na modernidade líquida em que nos encontramos, a influência das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) tem contribuído fortemente para o aumento de interesse sobre o termo e a sua flexibilização para novas discussões a seu respeito. Uma vez que a questão da identidade dialoga com diversas áreas do conhecimento, o termo se torna de difícil definição. No entanto, nos Estudos Culturais,...
A persistência medieval no espaço-tempo e nas representações das mulheres da obra o remorso de Baltazar Serapião, de Valter Hugo Mãe
Na maioria das obras ficcionais de Valter Hugo Mãe o tema do feminino se faz presente e está frequentemente associado a uma visão da condição negativa do “ser mulher”. Além disso, a representação da condição feminina em suas obras está intimamente atrelada à dor e ao sofrimento, propondo diversas aparições de mulheres advindas de um ambiente familiar e religioso, muitas vezes, machista. Com base nisso, a atual pesquisa se propõe a investigar como a representação das mulheres na obra o remorso...
O amor e as representações do feminino em Bocas de mel e fel, de Nilza Rezende
A trajetória da autoria feminina na Literatura Brasileira é marcada por declínios e apogeus que estão intimamente vinculados à história da mulher na sociedade. A partir de 1960, as narrativas que fazem da mulher o elemento medular da trama aparecem na produção escrita nacional com mais fôlego para apresentar e discutir o universo feminil sob uma ótica de ruptura dos estereótipos engessados socialmente por intermédio do sistema do patriarcado. Em Bocas de mel e fel (2011), da autoria de Nilza...
A mitologia greco-latina na lírica de Sophia de Mello Breyner Andresen : Poesia, Dia do Mar e Coral
A obra da poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen se caracteriza pela fluidez e pela presença de temas marcantes (mar, tradição, memórias etc.), podendo ser destacado o diálogo ativo com a mitologia grega. Em sua lírica, a antiguidade é recuperada numa face contemporânea que se mostra presente, sobretudo nos livros Poesia (1944), Dia do Mar (1947) e Coral (1950). É certo que o clássico greco-latino se configura como elemento central em boa parte de sua produção poética, sendo sign...
A semântica do agir do professor de literatura na plataforma digital do youtube : conexões com a educação literária aberta em tempos de cibercultura
A pandemia da Covid-19, em 2020, foi um marco para a transposição das aulas que antes eram vivenciadas na modalidade de ensino presencial. Neste período do cenário pandêmico, o Brasil adotou o Ensino Remoto Emergencial (ERE) em processos de ensino e aprendizagem mediados pelas tecnologias digitais a fim de garantir a manutenção das atividades acadêmicas em escolas e universidades diante do contexto de isolamento social. Diante dessas realidades, alguns profissionais da educação, envolvidos em...
Uma análise semiológico-enunciativa da escrita científica
Analisar o texto por uma perspectiva semiológico-enunciativa demanda, antes de tudo, compreender o que está implicado na expressão “semiológico-enunciativa”. O aspecto semiológico diz respeito à produção de sentidos por um determinado sistema significante. O aspecto enunciativo, por sua vez, está relacionado à colocação em funcionamento do sistema significante da língua. Este trabalho busca analisar o texto acadêmico sob uma perspectiva que une a semiologia aos estudos enunciativos de Émile B...
O lado sombrio dos memes - uma análise crítica discursivo-jurídica da violência digital direcionada ao gênero feminino : crimes invisibilizados pelo Estado
Dentre os estudos da linguagem inseridos no hodierno, os estudos da Análise do Discurso Crítica (ADC) estão entre os de maior destaque por observar as relações de poder na sociedade e em como essas relações são construídas e constituídas pelos elementos discursivos. Dessa maneira, com a finalidade de fomentar os estudos que já possuem grande espaço na academia, a presente pesquisa buscou como mote de observação os fenômenos discursivos que ocorrem na internet, mais especificamente os fenômeno...
Gênero e sexualidade em grafitos latrinários de banheiros masculinos em escolas públicas
A dissertação aqui apresentada, Gênero e sexualidade em grafitos latrinários de banheiros masculinos em escolas públicas, debruça-se sobre as produções textuais de caráter cis-heteronormativos presente nos banheiros masculinos de escolas públicas e de referência em Ensino Médio (EREM) mecanismos discursivos que compõem o discurso latrinário. Como objetivo geral, propus-me identificar os meios com os quais as diferenças entre gênero e sexualidade são negociadas e reafirmadas por meio do grafit...
Literatura surda e letramento literário : conexões com vivências pedagógicas na disciplina introdução à libras
O objetivo geral desta pesquisa é analisar as percepções de licenciandos(as) sobre Literatura Surda e perfil de letramento literário, considerando vivências pedagógicas realizadas na disciplina Introdução à LIBRAS, do Curso de Licenciatura em História, modalidade presencial, da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE. Quanto aos objetivos específicos elencamos: 1. Estudar as concepções e características da Literatura Surda, considerando mapeamento sistemático de pesquisas na área; 2. ...
As produções textuais escritas sob uma perspectiva semiológico-enunciativas : dos procedimentos de sintagmatização às estratégias de construção de pontos de vista
Esta pesquisa objetiva analisar os procedimentos de sintagmatização sob uma perspectiva semiológico-enunciativa, em produções textuais escritas com textos dissertativo-argumentativos de participantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em 2022. Nossa perspectiva busca observar, nos textos escritos, os procedimentos de sintagmatização adotados por locutores-escreventes para construção de referências. Para isso, iremos discutir a perspectiva semiológico-enunciativa de Benveni...
Parâmetros do sujeito nulo e do objeto nulo no âmbito do ensino-aprendizagem de francês língua estrangeira
Esta pesquisa está ancorada em duas áreas principais: a Linguística Gerativa e o ensino-aprendizagem do Francês como Língua Estrangeira (FLE). Ela parte da observação de que alguns compêndios gramaticais (como Gramáticas Pedagógicas e Livros Didáticos) não costumam abordar adequadamente alguns fenômenos da oralidade do francês, como os sujeitos nulos (citamos a expressão il faut, cujo pronome sujeito é, por vezes, omitido foneticamente) e os objetos nulos (citamos a expressão j’adore, manifes...
Os gatilhos mentais e a ordenação linear como estratégias de argumentação no Tribunal do Júri
A pesquisa tem como objetivo principal investigar a possível influência dos gatilhos mentais na tomada de decisão dos jurados em três audiências de tribunal do júri. Especificamente, objetiva-se identificar e descrever os gatilhos mentais mais recorrentes sobretudo na fase de sustentação oral da audiência, assim como observar, com base no subprincípio da ordenação linear, se a escolha da disposição de determinadas informações na cadeia sintática pode ser utilizada como orientador argumentativ...
Estratégias de gatilhos mentais e mindset em videoaulas sobre verbo produzidas por edutubers na plataforma youtube
Tendo em vista que estamos inseridos em uma sociedade altamente tecnológica e de nativos digitais (Prensky, 2001), os estudantes da educação básica, costumeiramente, recorrem a instrumentos que facilitem sua aprendizagem. Para essa finalidade, estes utilizam as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, que são ferramentas tecnológicas que permitem por meio de equipamentos, programas e mídias, a comunicação entre os integrantes numa rede, em diversos ambientes virtuais, como postula So...
Diálogos entre literatura e cinema: a construção do feminino em Pedro Almodóvar
O cinema configura-se como uma arte em evidência, merecendo atenção dos estudos em literatura, que sinalizam que, no que se refere a relação entre o literário e o cinematográfico, cada vez mais um empresta do outro elementos constitutivos, seja de enredo ou de estilo. A partir da perspectiva de intersecção entre essas duas linguagens, este estudo debruça-se sobre três obras literárias Carne Viva (1987), Tarântula (1984) e A Voz Humana (1930), que deram origem a Carne Trêmula (1997), A Pele Qu...
Fotopoemas em práticas de letramentos digitais na formação docente para inclusão na educação básica
No cenário da cultura digital, a literatura revela sua natureza multifacetada por meio da expansão dos gêneros literários híbridos que mesclam múltiplas linguagens. O gênero literário fotopoema transforma as relações dos autores e leitores com as expressões literárias na contemporaneidade nos diversos espaços, inclusive na escola. A obra Et Eu Tu (2003), produzida por Arnaldo Antunes, com ilustração de Márcia Xavier é um exemplo dessa articulação entre a linguagem literária e a fotografia, co...
Representações das identidades culturais em “Gupeva” e “A escrava”, de Maria Firmina dos Reis, nos jornais do século XIX
Maria Firmina dos Reis tem uma obra diversificada em gêneros literários, contudo, os seus textos em prosa têm a particularidade de tecer críticas às condições sociais que eram impostas às identidades divergentes a do homem branco detentor do poder. Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo geral analisar as representações das identidades culturais nas obras “Gupeva” e “A escrava”, que foram veiculadas nos jornais do século XIX. O corpus da pesquisa é constituído pelas versões do romance-folhe...
Os sentidos da atividade docente na interface entre ergologia e enunciação : das prescrições do trabalho à singularização enunciativa
Esta dissertação aborda a relação entre a enunciação e o trabalho docente e busca compreender o modo com que a atividade docente adquire sentidos e é representada discursivamente. Para isso, a investigação está fundamentada nas reflexões de Émile Benveniste (1988 e 1989) e em formulações da ergologia de Yves Schwartz (1996, 1998 e 2006). O objetivo principal é compreender a instauração da experiência de trabalho no ato enunciativo de docentes da educação superior e, para tanto, faremos uma re...
A autorreferência na obra literária: por uma análise semiológica-enunciativa de orgia: os diários de Tulio Carella
Nosso objetivo consiste em aproximar a Linguística e a Literatura através da análise da obra literária Orgia: Os Diários de Tulio Carella (2010), tendo como escopo a Teoria da Enunciação de Benveniste, em Problemas de Linguística Geral I e II, (que abreviamos PLG I e II) . Em nossa metodologia, organizamos essa dissertação com a seguinte estrutura: na primeira parte fizemos uma exposição da Teoria da Enunciação. Cada texto de Benveniste tem o propósito e cumpre uma função social. Em nossa aná...
Ensino superior à distância : estudo de caso no Sistema Prisional de Pernambuco
Nossa pesquisa teve como foco central as políticas educacionais voltadas para a população carcerária, especialmente no que diz respeito à oferta de ensino a distância (EAD) no Ensino Superior no estado de Pernambuco. Utilizando uma abordagem predominantemente qualitativa, realizamos uma pesquisa de campo abrangente com o intuito de investigar não apenas as conquistas já alcançadas, mas também os desafios enfrentados no contexto do ensino superior à distância nas prisões pernambucanas. A promu...
Tecnologia e computação na educação básica: uma proposta de implantação no currículo da Rede Municipal de Ensino dos Municípios da Gerência Regional de Educação do Sertão do Submédio São Francisco de Pernambuco
Esta pesquisa investiga as possibilidades de inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação e do ensino de computação no currículo da rede de ensino dos municípios da Gerência Regional de Educação do Sertão do Submédio do São Francisco em Pernambuco. A maioria dos conhecimentos que os alunos precisam construir no século XXI, em constante transformações, tem relação com as novas tecnologias de informação e comunicação. As tecnologias digitais e a internet têm alterado as formas ...
- 140 EDUCACAO
- 140 UFRPE
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- 76 2020 - 2025
- 64 2013 - 2019
- 140 application/pdf
- 140 Acesso Aberto